Saúde

Sobape e Iperba orientam sobre aleitamento materno no Salvador Shopping

Publicado em 08/05/2015, às 23h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) e o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) participam da campanha social de orientação ao aleitamento materno e de incentivo à doação de leite humano, que acontece até domingo (10), Dia das Mães, no piso L2 do Salvador Shopping, na avenida Tancredo Neves.
Com o mote “De mãe para mães”, a programação oferece cursos para gestantes, aulas de ginástica pós-partos, sessões de baby yoga, além de profissionais que esclarecem dúvidas diversas sobre o tema e fazem cadastramento de doadoras de leite.
De acordo com a presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape e diretora do Iperba, a pediatra Dolores Fernandez, somente em 2014 cerca de três mil mães e bebês com dificuldades de amamentação foram assistidas pelo banco de leite humano do instituto.
Para doar, as mães podem se cadastrar no site http://www.salvadorshopping.com.br/diadasmaes/, onde também há um passo a passo de como extrair e armazenar o leite, ou na sede do Iperba e pelo telefone (71) 3116-5118.
A campanha também recolhe frascos de vidro com tampa plástica para armazenamento seguro das doações. O Iperba conta ainda com uma equipe do Corpo de Bombeiros que busca o leite coletado na casa das doadoras.
Alimento padrão ouro
Ao contrário de algumas crenças populares de que o leite materno é “fraco” ou “aguado” e que algumas mulheres não conseguem produzi-lo, dra. Dolores esclarece que a amamentação é considerada “alimento padrão ouro” e que tem todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê, e deve ser mantida com exclusividade nos seis primeiros meses de vida.
Os benefícios vão desde o aumento das defesas do organismo, menor incidência de alergias, desenvolvimento neurológico e psicológico equilibrado, até a boa formação da estrutura facial e bucal, evitando problemas futuros na respiração e na mastigação.
Para as mães, a amamentação, além de estreitar o vínculo afetivo, “ajuda a produzir hormônios que fazem o útero involuir mais rápido”, explica dra. Dolores Fernandez, ao salientar também que o aleitamento protege contra doenças como a osteoporose, câncer de ovário e câncer de mama.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp