Saúde

4ª edição do Canp investiga barreiras do desenvolvimento infantil

Publicado em 24/04/2015, às 21h33   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Uma aula com o passo a passo do modelo de avaliação nutricional de crianças marcou o primeiro dia de atividades da 4ª edição do Curso de Atualização em Nutrologia Pediátrica (Canp), realizado pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) nesta sexta (24). A capacitação, que visa a prevenção e redução de distúrbios nutricionais no Brasil, reúne pediatras e residentes de pediatria até amanhã (25) na sede da Sobape, na Pituba.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança da Mulher (PNDS - 2006), 7% das crianças menores que cinco anos tinham baixa estatura e 6,6% sofriam com excesso de peso. De acordo com a presidente do departamento de Nutrologia da Sobape, a nutróloga pediatra dra. Junaura Barreto, aspectos comportamentais como período insuficiente de sono e tempo excessivo (mais de 2 horas por dia) gasto com TV, jogos eletrônicos, computadores e afins comprometem o desenvolvimento saudável da criança.
O encontro tratou ainda sobre a importância do aleitamento materno como “alimento padrão ouro” e que deve ser a refeição exclusiva nos seis primeiros meses de vida do bebê. Conforme a nutróloga, Dra. Sarah Levita, recém-nascidos que têm o primeiro aleitamento ainda na sala de parto em geral costumam mamar por mais tempo e, portanto, gozam de melhor desempenho ao logo dos anos.
A programação segue nesse sábado (25), das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Sobape, na Pituba, com palestras sobre obesidade, alergia alimentar, deficiência de micronutrientes, desnutrição e alimentação do pré-maturo.
O Canp é elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com palestras que abrem espaço para discussão de temas locais e estudos de casos clínicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp