Saúde

Sobape entrega Prêmio Professor Nelson Barros

Publicado em 20/01/2015, às 23h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) entregou no final da tarde desta sexta-feira (16) as honrarias aos vencedores da segunda edição do Prêmio Professor Nelson Barros. Foram selecionados seis trabalhos acadêmicos, sendo três entre os residentes de Pediatria e três de estudantes de Medicina. Os autores receberam entre R$800 e R$3.000. Os orientadores das monografias vencedoras também foram homenageados com menção honrosa.
Instituído em 2013, o prêmio homenageia o professor emérito da Ufba, fundador e primeiro presidente da Sobape, Nelson Barros, e estimula a produção científica voltada à pediatria na Bahia. Lembrado por todos, professor Nelson Barros não pôde comparecer à cerimônia para receber as homenagens.
A cerimônia de premiação, no Bahia Othon Palace Hotel, contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo Vaz. Ele elogiou a iniciativa da Sobape que homenageia dr. Nelson, referência na pediatria baiana e brasileira. “Sempre que vinha à Bahia, tinha a oportunidade de conversar e ouvir os conselhos e posições do professor Nelson. É uma justa homenagem a quem construiu essa sociedade”, afirmou, convidando os jovens médicos a fazerem parte da Sobape em prol da pediatria e da criança brasileira.
O presidente da Sobape, dr. Fernando Barreiro, também falou sobre a importância do prêmio para o crescimento da pesquisa na Bahia e reafirmou o papel do professor Nelson Barros, que fundou e foi o primeiro presidente da Sobape, tendo dedicado a maior parte da sua vida ao cuidados com as crianças. Fernando Barreiro também convidou os novos pediatras a fazerem parte da Sobape, renovando a participação e perenizando a sociedade.
Para a vice-presidente da SBP e professora da Universidade Federal da Bahia, Luciana Silva, dr. Nelson é uma grande referência de “sabedoria, entusiasmo, justiça, correção e nobreza, entre tantas outras qualidades”.
Professores de outros estados também prestigiaram a cerimônia, como Dioclécio Campos Júnior, representante da SBP no Global Pediatric Education Consortium (GPEC); Sandra Grisi, diretora de Ensino e Pesquisa da SBP; e Victor Horácio Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba.
Vencedores
Foram premiados na categoria Residente de Pediatria os autores:
Larissa Castro Rodrigues - 1º lugar
Trabalho: “Distúrbios do sono e qualidade de vida em crianças e adolescentes com asma e/ou rinite alérgica”.
Orientadora: Regina Terse.
Mateus Teixeira do Amaral Rocha - 2º lugar.
Trabalho: “Perfil clínico, laboratorial e histológico de lactentes com hepatite por citomegalovirus”.
Orientadora: Luciana Silva.
Rafaela Borges Rolim Barbosa - 3º lugar.
Trabalho: “Perfil de Sensibilidade Antimicrobiana em uroculturas de crianças com infecção do trato urinário durante 5 anos em pronto atendimento privado em Salvador-Bahia”.
Orientadoras: Lara Torreão e Cláudia Cendon.
Na categoria Estudante de Medicina foram selecionados os autores:
Fernando Alves Dourado de Carvalho - 1º lugar.
Trabalho: “Perfil clínico de crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme e doppler transcraniano alterado em um serviço de referência em Salvador-BA.
Orientadora Isa Lyra.
Brenda Fernanda Souza Soares - 2º lugar.
Trabalho: Fatores associados ao baixo peso ao nascer entre gestantes em uma maternidade escola de Salvador – Bahia”.
Orientador: Omar Pereira Darzé.
Marlon Aguiar Silva - 3º lugar.
Trabalho: “Estudo das características clínicas e epidemiológicas de recém-nascidos com cardiopatia congênita em uma maternidade da cidade de Salvador nos anos de 2012 e 2013”.
Orientadora: Selma Lopes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp