Salvador

'Segunda-Feira Gorda' na Ribeira encerra festividades do Bonfim; conheça a história

Reprodução / Site Salvador da Bahia (Amanda Oliveira e Fabio Marconi)
Conheça a história da 'Segunda-Feira Gorda', iniciada em meados do século XVIII  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Site Salvador da Bahia (Amanda Oliveira e Fabio Marconi)

Publicado em 15/01/2024, às 11h18   Samyle Fonsêca


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de quase dois milhões de pessoas comparecerem à Lavagem do Bonfim, que aconteceu na última quinta-feira (11), se engana quem pensa que este domingo (14), foi dia de descanso na Cidade Baixa. Agora as atenções se voltam à 'Segunda-Feira Gorda', que acontece na Ribeira, nesta segunda (15).

Como surgiu a Segunda-Feira Gorda?

A festa que, desde meados do século XVIII, acontece na região, por muitos anos era de grande destaque e, realmente muito cheia. Após o cortejo, notava-se que muitos romeiros, e até mesmo moradores ainda embalados pelas festividades, ficavam nas áreas do Bonfim à procura do que fazer.

ribeira bonfim
Acervo / Site Cultura Todo Dia

Com isso, enquanto centenas de trabalhadores ainda não tinham vendido todos os seus produtos, foi aí que resolveram juntar o útil ao agradável. E o povo que ainda estava em ritmo de festa, continuou o consumo nas barracas.

Inicialmente, o evento se chamava apenas segunda, mas mudou para 'Segunda-Feira Gorda da Ribeira' em uma homenagem à figura de Rei Momo, patrono da folia carnavalesca.

Embora a tradição tenha diminuído bastante, já que segundo antigos moradores locais tinha atém trio elétrico, a celebração ainda gera grande movimento aos bares e restaurantes espalhados pela Avenida Beira Mar, a principal do bairro, e nas vias transversais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp