Salvador

Dia de Santa Luzia é celebrada com procissão e missa em Salvador

Foto: Joilson César/BNews
A imagem original da protetora dos olhos guiou a procissão pela primeira vez na cidade  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 13/12/2022, às 17h55   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

A tradicional procissão em louvor à Santa Luzia ocorreu nesta terça-feira (13) em Salvador. O trânsito na capital começou a ser alterado nesta madrugada na região do bairro do Comércio para promover a circulação dos fiéis. 

 Joilson César/BNews

A imagem original da protetora dos olhos, que foi trazida da Europa, guiou a procissão pela primeira vez na cidade. A primeira missa ocorreu às 6h da manhã, e uma multidão lotou a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia.  

 Joilson César

Uma fila de devotos se formou em frente à igreja para que as pessoas pudessem lavar seus olhos e beber a água da fonte, local onde a história de um dos milagres da Santa começou.

Melquiades Bessa, devoto da Santa -  Joilson César/BNews

“Ela é dona dos meus olhos. Não é atoa que sou devoto dela, minha mãe era devota dela e continua sendo. É de mãe pra filho. Eu só quero agradecer pela graça e pelas glórias que ela meu deu, pelas coisas que eu já já alcancei. Hoje, eu sou um homem feliz”, conta em meio à lágrimas Melquiades Bessa, devoto de Santa Luzia, à equipe do BNews

História – Nascida em uma família italiana, na Sicília, Santa Luzia (ou Santa Lucia, em latim) foi prometida para casamento a um homem rico, mas desistiu para consagrar-se a Deus. Devido a esse ato de fé, foi perseguida pelos romanos que lhe arrancaram os olhos e, em seguida, decapitaram-na. Por isso, ela é considerada a protetora dos olhos. 

A devoção a Santa Luzia foi iniciada desde 1700. O dia dedicado à santa, 13 de dezembro, também é a data de sua morte. No século passado, os festejos aconteciam no Solar do Unhão que, além de uma capelinha com a imagem da santa, possuía uma fonte, onde os fiéis banhavam os olhos para proteger a visão ou curar os seus males.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp