Salvador

Mulher aguarda cirurgia há quatro meses na rede estadual: 'clamando por ajuda'

SESAB
Família de mulher clama por ajuda após quatro meses de espera  |   Bnews - Divulgação SESAB

Publicado em 07/03/2023, às 14h28   Osvaldo Barreto



A senhora Valdemar Ana Macedo espera por cirurgia ortopédica há quase quatro meses, em Salvador. Ela sofreu um acidente doméstico que resultou em uma fratura no fêmur proximal direito, sendo recomendada procedimento cirúrgico para melhor forma de tratamento do seu quadro clínico.

 A primeira vez que ela deu entrada em uma unidade hospitalar foi em 15 de novembro, quando foi internada no Hospital Geral Santa Tereza, localizado na cidade de Ribeira do Pombal (BA). Por lá, ela ficou por 55 dias aguardando regulação para passar por cirurgia, até a família ser informada pela direção do hospital que o procedimento não poderia ser realizado por lá. 

Em contato com a equipe do Bnews, a filha de Valdemar Ana, Juliana Macedo, informou que no Hospital Santa Tereza a mãe ainda sofreu um quadro de Covid e outro de derrame pleural. A paciente foi transferida para o Hospital Manoel Victorino, em Salvador, e a cirurgia já foi programada por duas vezes. Contudo, segundo Juliana, o hospital informa que não possui material para realizar o procedimento. "Estamos clamando por ajuda", diz a filha de Valdemar. 

Em 20 de janeiro, a paciente chegou a conseguir uma decisão judicial favorável para que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) autorizasse a regulação em hospital com suporte em cirurgia ortopédica ou providenciasse que fosse realizada em hospital privado. Contudo, até o momento a cirurgia não foi realizada. 

A equipe do Bnews buscou contato com a SESAB, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp