Salvador

Com o tema "Há 100 anos cantando ‘Glória a Ti neste dia de glória", Lavagem do Bonfim é retomada às ruas de Salvador

Divulgação/PMS
Após dois anos sem a comemoração, por conta da pandemia de Covid-19, a multidão retorna às ruas para a maior festa de largo da Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PMS

Publicado em 12/01/2023, às 05h50   Camila Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Devotos, baianos e turistas voltam a se reunir para os festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim, nesta quinta-feira (12). Após dois anos sem a comemoração, por conta da pandemia de Covid-19, a multidão retorna às ruas de Salvador para a maior festa de largo da Bahia. Neste ano, o tema faz alusão ao aniversário do hino. “Há 100 anos cantando ‘Glória a Ti neste dia de glória'. A programação se iniciou no dia 5 de janeiro e segue até o dia 15.

Nesta quinta-feira (12), o começo das comemorações ocorre na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, com o cortejo das imagens da imaculada e de Jesus Cristo no percurso de oito quilômetros até a Colina Sagrada, no Bonfim. É lá que acontece a famosa lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.  Nesse trajeto, é comum que turistas se misturem aos fiéis e moradores da capital baiana.

Confira o esquema de transporte - Para garantir o bom funcionamento do transporte na data, uma operação especial foi montada para os usuários. Além dos ônibus, os ascensores também terão funcionamento especial neste dia.

O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves, ambos nas proximidades da igreja de Nossa Senhora da Conceição, vão funcionar normalmente, porém não haverá cobrança de tarifa excepcionalmente nesta quinta-feira. O Lacerda funciona das 7h às 22h, enquanto o Gonçalves opera entre as 8h às 17h. Os planos Inclinados do Pilar e Liberdade – Calçada, além do Elevador do Taboão, também irão funcionar normalmente nesta quinta-feira, entretanto, nenhum destes tem cobrança habitual de tarifa.

A operação de transporte por ônibus será realizada das 6h desta quinta-feira à 0h de sexta-feira (13), com 18 linhas para diversos pontos da cidade, como Base Naval, Paripe, Santa Cruz e Cabula, entre outros, tendo os horários de saída prolongados até a meia-noite. Em razão dos bloqueios de trânsito, as linhas de ônibus que trafegam pela região terão o itinerário modificado. Além disso, serão disponibilizados 44 ônibus de frota reguladora no Largo do Papagaio e na Estação da Lapa, que ficarão à disposição da equipe de fiscalização.

Mudança de itinerário - Os ônibus que normalmente atendem a região do bloqueio serão desviados pelas equipes da Semob. As linhas provenientes do Largo do Tanque com destino ao Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno deverão acessar o Largo do Tanque, de onde seguem pela Estrada da Liberdade, Corredor da Lapinha, Ladeira da Soledade, Rua Vidal Rêgo, Ladeira do Arco, Ladeira do Hospital, Praça Conselheiro Almeida Couto, Avenida Joana Angélica, Rua Santa Clara, Rua do Carro, Rua Prof. Hugo Baltazar da Silveira, Rua José Leonidio de Sena, Avenida Presidente Costa e Silva, Avenida Vale dos Barris, Rua Clóvis Spínola, Rua Direita da Piedade, Rua Politeama de Baixo, Rua Forte de São Pedro, e Largo do Campo Grande, seguindo daí o itinerário normal.

Já aquelas com destino à Península Itapagipana trafegarão pelo Viaduto dos Motoristas, Rua 26 de Dezembro, Rua Régis Pacheco, Rua Boa Vista, Rua Resende Costa e Avenida Caminho de Areia, seguindo então o itinerário normal, enquanto na deverão acessar a Avenida Caminho de Areia, Rua Machado Monteiro, Rua Araújo Bulcão, Rua do Uruguai, Rua Régis Pacheco, Travessa 28 de Maio, e então o Viaduto dos Motoristas. As linhas provenientes do Largo do Tanque com destino à Liberdade deverão utilizar a Ladeira das Pedrinhas (bairro Guarani) para acessar a Rua Lima e Silva.

As linhas que vêm do Campo Grande e Vale do Canela com destino ao Comércio e Túnel Américo Simas farão o seguinte itinerário: Campo Grande, Politeama, Piedade, Avenida Joana Angélica, Nazaré, Vale do Nazaré, Sete Portas e Rua Cônego Pereira, seguindo itinerário normal. Aqueles que têm como destino a região da Calçada farão o seguinte itinerário: Campo Grande, Politeama, Piedade, Avenida Joana Angélica, Nazaré, Barbalho, Liberdade, e Largo do Tanque, seguindo daí o itinerário normal.

As linhas que vêm do Aquidabã com destino ao Campo Grande, Comércio e Avenida Contorno devem seguir pelo Aquidabã, Avenida Joaquim Seabra, Ladeira de Santana, Rua do Carro, Rua Professor Hugo Baltazar da Silveira, Rua José Leonildo de Sena, Dique do Tororó, Vale dos Barris, Rua Clovis Spínola, Politeama, Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro, retorno no Edifício Sulacap e Rua Carlos Gomes, de onde seguem o itinerário habitual. Já as linhas com destino à Avenida Suburbana devem seguir pela região da Sete Portas, Avenida Barros Reis, Avenida San Martin, Largo do Tanque e Viaduto dos Motoristas, seguindo o itinerário normal.

As linhas da Avenida Suburbana, Península Itapagipana e Calçada com destino ao Túnel Américo Simas/ Aquidabã irão acessar o Viaduto dos Motoristas, Largo do Tanque, Avenida San Martin, Largo do Retiro, Avenida Barros Reis, Sete Portas e Aquidabã, seguindo então o itinerário normal. Já as linhas com destino ao Campo Grande e Vale do Canela devem acessar o Viaduto dos Motoristas, Largo do Tanque, Liberdade, Barbalho, Nazaré, Piedade, Politeama e Campo Grande, dando prosseguimento ao percurso normal.

As linhas com destino final para Avenida da França, São Joaquim ou Calçada, provenientes do Largo do Tanque, farão retorno no mesmo largo, enquanto aquelas provenientes do Túnel Américo Simas deverão retornar no Aquidabã.

Táxis e mototáxis - Pontos de taxis e mototáxis serão implementados em locais estratégicos nas proximidades da festa. Os pontos da região da Cidade Baixa serão desativados e dois pontos especiais serão instalados: um nas proximidades do ferry boat e outro no Largo de Roma, próximo ao Hospital da Mulher. Ambos os locais terão táxis e mototáxis à disposição para os usuários.

Além destes, os mototaxistas ganharão um terceiro ponto, próximo à Colina Sagrada. O novo local será na Rua da Imperatriz, em frente ao Colégio São José. Em todos os pontos, agentes da Semob serão disponibilizados para fiscalizar e coibir o acesso de veículos de transporte clandestino. Já na região da Cidade Alta, não haverá mudanças nos pontos de táxis e mototáxis já regulamentados.

Confira abaixo a lista das linhas de ônibus que terá seu atendimento ampliado até a meia-noite:

CÓDIGOLINHA
1535Vista Alegre - Ribeira
1662Base Naval - Ribeira
1638Fazenda Coutos - Ribeira
1608Paripe - Ribeira
1342Estação Pirajá – Bonfim/Ribeira
0201Ribeira/Bonfim – Campo Grande
0216Ribeira - Lapa
0343Fazenda Grande do Retiro - Ribeira
0213Ribeira - Federação
0221Ribeira – Barbalho/Fazenda Garcia
0218Ribeira - Pituba
0237Ribeira – Rio Sena/Alto Santa Terezinha
0713Santa Cruz – Calçada/Bonfim
0720Vale das Pedrinhas – Vila Rui Barbosa
1055Estação Mussurunga – Ribeira/São Joaquim
1142Cabula VI – Ribeira R2
1145Terminal Acesso Norte - Ribeira
1403Cajazeira XI - Ribeira

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou uma operação especial nas regiões do Comércio e da Cidade Baixa por causa da tradicional Lavagem do Bonfim. As alterações no tráfego de veículos ocorrem entre quarta-feira (11) e domingo (15), para garantir a segurança viária de quem vai participar da celebração.

No total, mais de 90 barreiras serão instaladas e 250 agentes de trânsito vão atuar no esquema montado pela autarquia municipal. No dia da lavagem, na quinta (12), a interdição do tráfego de veículos nas vias por onde o cortejo passa ocorre a partir das 6h. Serão bloqueadas a Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e a Avenida Dendezeiros do Bonfim.

Além da interdição no trânsito, na quinta (12), a partir das 5h, trecho entre a Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe e da Avenida Engenheiro Oscar Pontes (até o Moinho Salvador) terá tráfego com sentido duplo.

Já às 6h, a Rua Luiz Régis Pacheco passará a ter sentido único e o tráfego de veículos será interditado nas seguintes vias: Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Avenida Dendezeiros do Bonfim. A partir de 0h de quinta-feira (12), também haverá a proibição da circulação e estacionamento de veículos em diversas vias nos bairros do Comércio e Bonfim.

Segurança - Com intuito de assegurar a seguraça do evento, os postos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão presentes ao longo do trajeto. As unidades oferecem suporte para as forças estaduais de segurança e receber os devotos. As estruturas estão distribuídas no trajeto entre a Conceição da Praia, no Comércio, e a Colina Sagrada. São vinte e cinco postos, sendo 17 para atender as equipes da Polícia Militar, quatro para o Corpo de Bombeiros e quatro para os profissionais da Polícia Civil.

Confira a programação:

Quinta-feira (12/01):

7h: Saída da 8ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

Neste dia, haverá recolhimento de doações de gêneros alimentícios.

Após a chegada da Caminhada, o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, transmitirá da janela central da Igreja uma mensagem, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Depois deste momento, poderá ser realizada a lavagem do adro da igreja.

Sexta-feira (13/01):

19h: Oitava noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, videira verdadeira. (Jo 15, 1-12)

Pregador: Dom Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Convidados: Santuário Santa Dulce dos Pobres

Sábado (14/01):

19h: Nona noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, nosso mestre e Senhor. (Jo 13, 12-20)

Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória - Canela

Convidados: Paróquia Nossa Senhora da Penha de França

Domingo (15/01) - Dia festivo:

5h: Alvorada

5h, 6h, 07h30, 9h e 15h: Santa Missa

10h30: Santa Missa Solene presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

No final da Celebração Eucarística, Dom Sérgio dará a Benção Apostólica com Indulgência Plenária.

16h: Procissão dos Três Pedidos

Local de saída: Igreja Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares)

Chegando na Colina Sagrada, os fiéis serão convidados a dar três voltas em torno da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, fazendo três pedidos. O momento será finalizado com a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp