Salvador

Creche acolhe crianças da comunidade de Nova Esperança

Divulgação
Hoje, mais de 90 crianças estão matriculadas na creche  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 18/05/2022, às 10h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A creche Amor ao Próximo é um dos tantos projetos que nasceram do programa socioeducativo em Nova Esperança, sonho de Dona Isabel Oliveira da Silva. Há mais de 40 anos, ela fundou a Associação Amor ao Próximo para atender uma parte das crianças da comunidade. 
Sem qualquer ajuda do governo, Dona Bel, como é carinhosamente chamada, manteve a creche apenas com o dinheiro que ganhava como costureira e com pequenas doações que recebia de moradores de Nova Esperança. Quando ela conheceu Laura Ziller, à época vice-presidente do Monte Tabor, as coisas começaram a mudar. 
Ciente da total carência de políticas públicas na região e da quantidade de crianças e de jovens sem perspectiva de futuro, o Monte Tabor promoveu e financiou a construção de importantes obras para o bairro, entre as quais a creche Amor ao Próximo, em 1998. 
Hoje, mais de 90 crianças estão matriculadas na creche, que passou por uma ampliação em 2004. No local, as crianças recebem alimentação saudável, orientações sobre higiene e saúde, tudo com acompanhamento de profissionais capacitados, que auxiliam no desenvolvimento em sala de aula. A ação mexe com o futuro da comunidade, pois é decisiva para o presente das crianças e das mães que vivem em Nova Esperança.
Aos sete anos, as crianças retornam ao projeto social Dom Luigi Verzé, onde têm acesso a atividades ao turno oposto das aulas, que incluem educação física, capoeira, informática, entre outras. O projeto pode receber até 30 crianças por turno, sendo que na pandemia, o número foi reduzido a 10.
creche
A presidente do Monte Tabor Laura Ziller reforça a importância de compreender as realidades da família como um todo para que toda a comunidade seja beneficiada. “É importante ver uma população desenvolver e podermos participar de forma ativa. Hoje as pessoas que estão na Creche se sentem gratificadas pelo trabalho que estão realizando e só ver as crianças crescendo de forma plena com educação, alimentação e cidadania é muito gratificante” pontua Ziller.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp