Salvador

Armazéns são interditados no Porto de Salvador após risco de incêndio

Divulgação
Atitude foi tomada após fiscalização identificar falta de equipamentos ao combate ao fogo nos armazéns  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/03/2024, às 12h24 - Atualizado às 17h28   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Armazéns foram interditados no Porto de Salvador por agentes da Seção de Fiscalização do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRT/BA).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A equipe da Auditoria-Fiscal decidiu concentrar suas forças na fiscalização nas condições de segurança do trabalho nos armazéns de carga, no último dia 20, que acabou ocasionando na paralisação de todas as atividades em dois armazéns.

A ação é responsável por continuar os trabalhos da operação de inspeção que foi iniciada no último dia 18 de março, na qual levou a primeira interdição do Pátio de Triagem.

PROBLEMAS NOS ARMAZÉNS E RISCO DE INCÊNDIO

Os armazéns que tiveram que ter suas atividades paralisadas não contavam com extintores de incêndio, nem sistema de alarme de incêndio que funcionem de maneira devida em casos de focos de incêndio nos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente.

Além disso, as vias de passagem casos de emergência não contavam com a sinalização devida, nem possuíam saídas de emergência. No cais do Porto de Salvador e dentro dos armazéns localizados, não existe um sistema de hidrantes com rede hidráulica pressurizada para ser utilizado para combater o fogo. 

Os armazéns 4 e 5 do local não tiveram medidas devidamente implementadas no combate ao fogo, as medidas de segurança contra incêndios, de caráter obrigatório, estabelecidas na legislação estadual, não foi expedido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. 

Com isso, as irregularidades já foram sentidas na prática com a ocorrência de um grande incêndio em abril de 2022, que levou à demolição de parte da estrutura de um dos galpões da Codeba.

Em nota enviada ao BNews, a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) informou que "todas as irregularidades apontadas pela SRT/BA, tanto no caso do Pátio de Triagem como nos armazéns 4 e 5 referem-se à implementação de medidas e sistemas já contratados ou com implantação em andamento".

Além disso, afirmou que "os armazéns citados não estão sendo utilizados justamente por estarem em processo de adequação e correspondente aprovação dos projetos de combate a incêndio para que voltem a operar."

Por fim, a Codeba informou que as operações do Porto de Salvador não foram afetadas pelas interdições.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp