Salvador

Mutirão para enfrentamento ao câncer de mama acontece neste sábado em Salvador e beneficiará 100 mulheres

Pixabay
Essas pacientes terão atendimento integral no mesmo dia, realizando consultas, ultrassonografias e mamografias  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 14/10/2021, às 11h33   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um mutirão com consultas e exames para o enfrentamento ao câncer de mama será realizado neste sábado (16), das 7h30 às 12h30, na Maternidade Climério de Oliveira, no bairro de Nazaré, em Salvador. Serão beneficiadas 100 mulheres baianas que aguardavam na fila de atendimento e estão na faixa de risco ou possuem histórico familiar da doença.

Essas pacientes terão atendimento integral no mesmo dia, realizando consultas, ultrassonografias e mamografias, além de terem à disposição rodas de conversa com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogas, enfermeiras, nutricionistas e fisioterapeutas, com abordagem de estratégias de prevenção e combate a esse tipo de câncer.

Os especialistas encaminharão para o ambulatório de Mastologia do Hospital Aristides Maltez, obedecendo aos critérios de admissão do serviço, os casos suspeitos da doença. 

“A ação visa atender às mulheres baianas de maneira integrada e resolutiva no que tange à linha de cuidado a mulheres com suspeita de câncer de mama, além de ser uma forma de atuar na orientação para a prevenção de casos da doença com a atuação de uma equipe multiprofissional”, explicou a superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Sinaide Coelho.

A iniciativa é fruto da parceria da Maternidade com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - Regional Bahia (SBOC-BA) e o Hospital Aristides Maltez (HAM) e tem o apoio da Associação Bahiana de Medicina (ABM).

A pandemia da Covid-19 afetou muito a prevenção e o tratamento do câncer de mama. Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indica que o número de mamografias realizadas na rede pública diminuiu 42% no ano de 2020 em comparação a 2019, caindo de mais de 1 milhão e 900 mil exames para pouco mais de 1,1 milhão, ou seja, 800 mil exames não foram feitos nesse período.

Já sobre as estimativas da taxa de detecção da doença a partir do exame de mamografia, acredita-se que cerca de 4 mil casos de câncer de mama não foram diagnosticados apenas no ano de 2020.

“O Outubro Rosa, mês de conscientização do câncer de mama, esse ano tem um toque ainda mais especial. Esse ano nós tivemos uma acentuada redução na realização das mamografias de rotina em consequência da pandemia. Com isso, é esperado um boom de casos avançados e um represamento dos casos de câncer em um sistema de saúde que já trabalha no limite da sua capacidade. Com a melhora dos casos de Covid-19, as mulheres já estão encontrando dificuldades para agendar as mamografias e visando ajudar essa demanda”, destacou a oncologista Renata Cangussu, que também é presidente da SBOC – Regional Bahia.

Leia também:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp