Salvador

Prefeitura prorroga por mais 90 dias intervenção no Consórcio Salvador Norte

Paulo M. Azevedo / Arquivo BNews
As outras duas concessionárias que prestam o serviço na cidade, a OTTrans e a Plataforma, também já relataram dificuldades financeiras   |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / Arquivo BNews

Publicado em 22/03/2021, às 21h25   Redação BNews



A Prefeitura de Salvador anunciou nesta segunda-feira (22) a prorrogação por mais 90 dias da intervenção no Consórcio Salvador Norte, uma das empresas que prestam serviço na cidade. Iniciada em junho de 2020, a medida já havia sido prorrogada uma vez, em dezembro último. 

"Nosso maior objetivo é garantir a prestação do serviço para a população e evitar que os usuários do transporte público sejam prejudicados com uma possível suspensão", afirmou o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

De acordo com a prefeitura, a CSN não é a única empresa que está passando por dificuldades.  As outras duas concessionárias que prestam o serviço na cidade, a OTTrans e a Plataforma, também já relataram dificuldades financeiras e oficializaram o pedido de apoio do município, que irá analisar a situação e definir o que será feito.

"Há uma crise nacional no transporte público, que está passando talvez pelo seu pior momento. O sistema não conta com subsídios diretos e se mantém apenas com o valor das passagens. Com a redução drástica no número de passageiros durante a pandemia, que já dura um ano, a situação ficou insustentável", destacou o secretário Fabrizzio Muller.

Desde o início das ações de incentivo ao isolamento social em razão da pandemia, a média diária de usuários do transporte público em Salvador saiu de 1,3 milhões para cerca de 850 mil usuários por dia, chegando a apenas 300 mil usuários nos meses de maior isolamento. 

Dificuldades 

A CSN é objeto de intervenção desde o ano passado, quando a empresa sinalizou a incapacidade de manter o serviço, inclusive com suspensão do pagamento dos seus colaboradores. A situação da empresa, que já vinha enfrentando dificuldades, foi agravada com a pandemia, que reduziu drasticamente a quantidade de passageiros transportados. Em abril de 2019, a CSN chegou a transportar cerca de 11,5 milhões de passageiros, número que caiu para aproximadamente 2,8 milhões de usuários no mesmo mês de 2020.

Atualmente, a empresa possui uma frota de 395 ônibus, que atendem 66 linhas. Mais de 50 bairros das regiões da Orla e Centro são atendidos pela empresa, como Rio Vermelho, Cabula, Boca do Rio, Patamares e Nordeste, entre outros.

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