Salvador

Grupo de pescadores protesta na sede da Superintendência da Agricultura

Vagner Souza/BNews
Eles cobram agilidade do Governo Federal para o pagamento do seguro-defeso  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 22/11/2019, às 12h51   Luiz Felipe Fernandez



Um grupo de pescadores se reúne em protesto, na manhã desta sexta-feira (22), na sede da Superintendência Federal de Agricultura na Bahia, no Largo dos Aflitos, em Salvador.

Eles cobram agilidade do Governo Federal para o pagamento do seguro-defeso para os profissionais prejudicados com o vazamento de óleo no litoral baiano e nordestino.

Em reunião com representante do ministério em Salvador, os pescadores artesanais criticaram ainda a dificuldade em obterem o Registro Geral da Pesca (RGP). Uma das pescadoras alegou estar há seis anos aguardando o registro. 

Em conversa com o BNews, Eliete Paraguaçu, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais, afirmou que apesar do decreto assinado pelo presidente do senado Davi Alcolumbre no fim de outubro, que autoriza o pagamento, nenhum pescador recebeu o seguro até o momento.

O movimento quer a retomada do Registro Geral da Pesca, que estaria há sete anos sem emitir novos registros, apesar de continuar aceitando os pedidos de protocolo. Apenas os pescadores regularizados podem ter acesso ao seguro e outros benefícios.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp