Salvador

Grupo de pescadores invade sede do Ibama em protesto a óleo nas praias da Bahia; veja vídeo

Roberto Viana
Sede do órgão fica no bairro de Amaralina, em Salvador  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana

Publicado em 22/10/2019, às 10h53   Yasmin Garrido e Tamirys Machado



Pescadores e pescadoras do Grupo Ambientalista da Bahia invadiram, no final da manhã desta terça-feira (22), a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em protesto ao derramamento de óleo nas praias do nordeste, que já atingiu a Bahia desde a última semana.

Os pescadores entraram na sede da autarquia federal segurando bandeiras do movimento e cantando. De acordo com eles, a atividade pesqueira tem sido prejudicada, além de a situação das manchas de óleos no litoral baiano representam um dano de difícil reparação ao meio ambiente.

Representante da Associação Quilombola de Santiago do Iguape e Movimento de Pescadores e Pescadoras do Brasil (MPPB), Edson da Conceição Falcão foi um dos coordenadores do protesto. De acordo com ele, cerca de 25 mil famílias têm sido afetadas pelo desastre ambiental.

"Nossa vida está abaixo de zero na linha da pobreza. Estou vendo a hora de pescadores e pescadoras irem a óbito de fome. Porque, a gente vai pescar e, quando traz nosso pescado, ninguém quer comprar. Nossa preocupação é não conseguirmos sobreviver mais. Nossa farinha, nosso café, nosso açúcar, como ficam se a gente deixar de vender? Quando a gente faz alguma coisa errada, existe um monte de lei para nos punir. E eles, como vão ser punidos?", disse ao BNews.

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp