Salvador

Para desenvolver a região, prefeitura tem como meta levar 80% de seus servidores para o Comércio

Igor Santos/ Secom
A ideia também é transformar prédios abandonados ou em péssimo estado em residências, com recursos de investidores  |   Bnews - Divulgação Igor Santos/ Secom

Publicado em 27/09/2019, às 22h28   Márcia Guimarães e Marcio Smith



O Centro Antigo de Salvador está no foco dos órgãos públicos por ser um promissor vetor de crescimento econômico e turístico. A prefeitura da capital baiana, por exemplo, tem como meta colocar 80% dos servidores municipais atuando no Comércio nos próximos anos. A estratégia é criar uma centralidade administrativa na região.

Para isso, as secretarias municipais estão sendo realocadas para o Centro Antigo. Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) foi inaugurada na Rua da Argentina, próximo ao Porto da capital baiana, à Baía de Todos os Santos e ao Pelourinho. Para que outros órgãos se instalem na região, a prefeitura quer estruturar o Comércio para que ele possa ser atrativos para novos empreendimentos.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, explicou que a ideia de planejamento urbano é transformar prédios abandonados ou em péssimo estado em residências, com recursos de investidores. 

“Por exemplo, se conseguirmos um financiamento voltado para os servidores públicos, eles poderão morar perto de onde trabalham. A curto prazo, veremos as atividades de comércio e de serviços melhorando em função dessa iniciativa. Queremos potencializar todo tipo de atividade para que o Centro Antigo ganhe vida”, antecipou o presidente. 

Para turbinar a presença dos soteropolitanos e turistas na região, ele contou que está sendo elaborado e executado um calendário de atividades, com uma programação diferenciada, para todo o ano. “Naturalmente a cidade absorva essas atividades. Vemos a alegria das pessoas ocupando os espaços em pleno trabalho de requalificação”, acrescentou Isaac. 

O secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador, Claudio Tinoco, afirmou que é essencial associar a requalificação física do Centro Antigo à ocupação do espaço. “Ao requalificar, também criamos um movimento de frequência e de convivência das pessoas. Queremos trazer o soteropolitano de volta para o Centro Antigo da cidade, que é repleto de belezas naturais, história e cultura”, frisou Tinoco.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp