Salvador

Moradores da Capelinha do São Caetano realizam cadastros de Aluguel Social para deixar casas em área de risco

Reprodução/Google Maps
A encosta é monitorada em tempo real pela Codesal há algum tempo, contando com um sistema de alerta e alarme   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 12/04/2019, às 14h27   Redação BNews



Os moradores da comunidade Vila Picasso, localizada na Capelinha do São Caetano, tiveram a possibilidade de realizar o cadastro para o pagamento do benefício do Aluguel Social, nesta sexta-feira (12). A iniciativa da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) tem o intuito de relocar as pessoas que estão com a vida em risco por causa da encosta que tem alta probabilidade de deslizamento em função das chuvas. 

O processo de cadastramento deverá ser concluído pela tarde. Segundo a Codesal, cerca de 400 famílias residem na comunidade, tanto na parte alta da encosta quanto na baixa, na Rua Voluntários da Pátria. Essas famílias precisam deixar a localidade em função do risco de deslizamento. 

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, as famílias que aceitarem sair e tiverem o imóvel demolido receberão o Aluguel Social de forma permanente até que a Prefeitura garanta uma nova moradia através do programa federal Minha Casa, Minha Vida ou outra iniciativa habitacional do próprio município.  No entanto, a Prefeitura deve adotar medidas judiciais para quem optar por ficar. 

A encosta é monitorada em tempo real pela Codesal há algum tempo, contando com um sistema de alerta e alarme. 

No local, já foram retiradas cerca de 75 toneladas de lixo nos últimos dias. Além disso, a Seman vai atuar para garantir que o sistema de drenagem não despeje água na encosta. A Embasa se comprometeu a resolver o problema do despejo irregular de esgoto, o que também contribuí para elevar o risco de deslizamento. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp