Salvador

Pessoas em situação de rua serão beneficiadas com diversas ações em Salvador

Reprodução/ Instagram
Eles poderão, por exemplo, receber aluguel social, fazer cursos de qualificação e participar de comunidades terapêuticas em um único local  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram

Publicado em 03/04/2019, às 06h55   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

As pessoas em situação de rua contarão com um espaço voltado para elas na capital baiana. A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza irá concentrar diversos serviços para esse público em um único lugar. O local ainda está sendo escolhido, mas deve ser no Centro de Salvador e deve se chamar NOAR.

Os mais de 4500 moradores de rua poderão, por exemplo, receber aluguel social, fazer cursos de qualificação e participar de comunidades terapêuticas nesse espaço que será criado até agosto deste ano. “Ainda estamos identificando o imóvel, mas a ideia é ser um centro com acesso fácil e que agregue todos os serviços municipais para pessoas em situação de rua. O nosso objetivo é amenizar o sofrimento delas. Muitas vêm de diversas cidades da Bahia em busca de uma condição de vida melhor na capital, mas acabam passando a morar na rua”, contou o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Leo Prates (DEM). 

Para entender um pouco mais sobre essas pessoas, a prefeitura pretende realizar um Censo ainda este ano. Outra novidade é que a gestão municipal pretende solicitar que as suas empresas prestadoras de serviço criem cotas para os moradores de rua que forem qualificados pelos cursos oferecidos no NOAR. Com isso, eles teriam a oportunidade de voltar ou de entrar no mercado de trabalho.

Outra iniciativa da Secretaria para as pessoas em vulnerabilidade social é o Prato Amigo Itinerante. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a política de combate à fome. Será um foodtruck que rodará a cidade oferecendo, por dia, 300 refeições a R$ 1 cada.

“Foi uma sugestão da vereadora Ireuda Silva e o prefeito ACM Neto aprovou. Estamos no processo para lançar as licitações para o aluguel do foodtruck. Iremos aos cantos mais pobres e longínquos da cidade para oferecer comida de qualidade para quem mais precisa.  A ideia seria semanalmente mexer esse restaurante popular pelos bairros mais pobres”, explicou Leo Prates. Outra opção será também colocar o Prato Amigo Itinerante para acompanhar mutirões de saúde e chegar ainda a mais pessoas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp