Salvador

Limpurb realiza campanha de conscientização nas praias de Salvador; Porto da Barra e Piatã são as mais sujas

Vagner Souza/BNews
De acordo com a Limpurb, entre janeiro e dezembro de 2017 foram recolhidos mais de 14 mil toneladas de resíduos nas praias de Salvador   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 13/01/2018, às 13h46   Diego Vieira



Os banhistas que frequentaram a praia do Porto da Barra, em Salvador, na manhã desta sábado (13), ganharam um banho de conscientização ambiental. É que a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) realizou a operação Praia Limpa, que tem como objetivo a sensibilização dos frequentadores e comerciantes sobre a melhor forma de fazer o descarte de resíduos e ajudar na manutenção da limpeza da praia. Na ocasião, foram distribuídas sacolas biodegradáveis e lixeiras de carro para ajudar no acondicionamento dos materiais descartados.

Ao BNews, o presidente da Limpurb, Kaio Morais falou da importância da realização de campanhas como essa. "É uma forma de transmitir uma mensagem de conscientização para os frequentadores das praias de Salvador, não só do Porto da Barra, mas em todas as praias da capital. Existe também um trabalho totalmente voltado para os comerciantes, para que eles comercializem seus produtos e também conscientizem os seus clientes”, disse.

A campanha educativa também contou com a participação do projeto Fundo Limpo, que realizou um mutirão de limpeza no fundo do mar e na faixa de areia e o projeto Tamar. "Nós chamamos a equipe do Fundo Limpo para fazer uma ação para retirada de resíduos do fundo do mar. Isso causa um impacto nos banhistas, ao verem a quantidade de lixo descartado dentro do mar e também trouxemos o projeto Tamar para fazer a soltura de tartarugas", afirmou.

Ainda segundo Morais, Porto da Barra, Piatã e Itapuã aparecem na lista das praias onde se encontra maior quantidade de lixo descartado de forma irregular.

Frequentadora assídua do Porto da Barra, a administradora Maria do Carmo diz que faz questão de levar uma sacola sempre que vai à praia. "Eu considero a praia um santuário, então ela deve ser muito bem cuidada por quem frequenta. Todo mundo tem uma sacola em casa, porque não trazer? Todas as vezes que venho eu trago a minha para descartar o lixo", declarou.

Ainda segundo a banhista, a campanha educativa deveria acontecer durante todo o ano. "Eles deveriam dar continuidade a essa campanha de conscientização e não fazer apenas no verão. Além disso, acho que espalhar lixeiras na faixa de areia também é uma ótima opção", opinou.

De acordo com a Limpurb, entre janeiro e dezembro de 2017 foram recolhidos mais de 14 mil toneladas de resíduos nas praias de Salvador entre São Tomé de Paripe e Ipitanga. Entre as praias que mais acumulam resíduos estão Porto e Farol da Barra, Piatã, Itapuã, Cantagalo e Tubarão.

Além do Porto da Barra, até fevereiro a operação Praia Limpa vai percorrer as praias de Itapuã, Cantagalo, Amaralina, Ribeira, Ipitanga, Piatã, Paciência, Tubarão, São Tomé de Paripe,  Piatã e Farol da Barra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp