Religião

Campanha de arrecadação de recursos é lançada para reforma da Galeota Gratidão do Povo

Roberto Viana/ BNews
Embarcação leva a imagem do senhor Bom Jesus dos Navegantes  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/ BNews

Publicado em 30/10/2019, às 12h30   Redação BNews



Uma campanha de arrecadação de valores para restaurar a Galeota Gratidão do Povo foi lançada nesta quarta-feira (30), no galpão da Galeota do Povo, no bairro da Boa Viagem, em Salvador.

A ação buscará a colaboração da população para angariar recursos e garantir que a galeota responsável por levar a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes durante os festejos religiosos na procissão do Bom Jesus dos Navegantes vá ao mar este ano. Em 2018, a Marinha impediu a embarcação de sair devido as condições indevidas de navegação.

Para  Dom Murilo Krieger, o importante é o povo contribuir na restauração da embarcação. “Se há 127 anos foi o povo que fez a galeota, é justo que seja o povo que colabore para que a ela volte para o mar. É por isso, que fazemos questão que a população colabore e alimente essa ação”, destaca.


O presidente da devoção, Expedito Sacramento também incentiva a população para colaborar com a restauração de um dos símbolos dessa tradição religiosa. “Nós tivemos que fazer uma campanha pois a irmandade não tem capacidade financeira para arcar com esse custo. Apelamos para o povo para ajudar nesse momento de contribuição. A população está acostumada com a galeota centenária na procissão marítima. O povo ficou frustrado, mas este ano o povo vai vibrar ao ver essa peça toda restaurada no mar”, diz. 

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Padre Davi explica como será o passo a passo de uso dos valores da arrecadação. “A primeira etapa os valores serão para restaurar a galeota até dezembro de 2019, depois será junto com a Prefeitura para revitalização de onde fica abrigada a galeota e da praça da Boa Viagem e a terceira etapa com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) será a reforma da Igreja da Boa Viagem”, explica. 

Para doar, os interessados podem realizar doação através do site www.gratidaodopovo.com.br ou doar nas paróquias que frequentam. Os valores pode ser a partir de R$ 0,01. Quem doar, pode receber um certificado denominado “Preito de Gratidão”, ou ter a foto do doador montada sobre o painel com a imagem da galeota ou obter o selo de responsabilidade social, dependendo dos valores doados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp