Salvador

Vídeo: motoristas de Salvador desrespeitam faixas exclusivas para ciclistas

Publicado em 29/08/2015, às 07h14   Brenda Ferreira (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Faixas exclusivas de ciclovias, que deveriam está sendo utilizada apenas por ciclistas, estão perdendo o seu lugar em algumas vias de Salvador. Um vídeo enviado à redação do Bocão News, mostra o descaso de alguns motoristas e motociclistas que desrespeitam as faixas reservada para os bicicleteiros, na Avenida Paralela, nesta quinta-feira (27).
Mas casos como este não acontecem apenas na paralela. Ciclistas comprometem a vida todos os dias por causa do desrespeito de alguns motoristas que utilizam as ciclovias da capital. O local, que deveria ser prioridade para os ciclistas nas vias de Salvador, muitas vezes é invadido por carros e motocicletas em diversas circunstâncias.
De acordo com Jorge Guerreiro, representante da Associação dos Ciclistas de Salvador, em oito meses, dez ciclistas morreram em acidentes, este ano, por ter que passar por pistas junto aos carros e motos. O motivo para este número de acidentes, é a invasão da via exclusiva para bicicletas por motoristas e motociclistas, que a utilizam para para fugir de engarrafamentos ou até mesmo efetuar embarque e desembarque de passageiros.
Além de ser uma das pessoas que representam os ciclistas de Salvador, Jorge Guerreiro é eletricista e contou ao Bocão News que vai atender os seus clientes em casa e usa a sua bicicleta como transporte.
Ainda segundo o representante, nos bairros de Vitória, Caminho de Areia, Pernambués e na Avenida Dorival Caymmi, existem ciclofaixas que estão sendo utilizadas por populares para estacionar. 
Mesmo com tantas faixas para trânsito dos bicicleteiros, existem alguns pontos de Salvador que ainda carecem dessa exclusividade. "Nós deveríamos ter mais ciclovias pelas cidade. As avenidas Bonocô, Jorge Amado e Gal Costa por exemplo, carecem de vias exclusivas para bicicletas", declarou, Guerreiro durante conversa com o Bocão News.
Em contato com o Bocão News, a Transalvador informou que tem feitos operações específicas para fiscalizar ciclovias. Segundo o superintendente Fabrizzio Muller, o número de notificações a carros e motos tem aumentado bastante. De acordo com os dados enviados pela Transalvador, por estacionar na ciclovias, em 2013 foram 67 multas e 2015 1.180. Já o número de notificações por transitar pelas ciclofaixas é de 2013 com 17 e 2015 com 240. (Última atualização 17/08)
Assista ao Vídeo:
Leia mais: 
Ciclista morre atropelado na Gal Costa
Ciclista morre atropelado na Avenida Centenário
Ciclista morre atropelado na Paralela
Ônibus atropela ciclista na Av. Vasco da Gama
Ciclista morre atropelado em Arembepe
Publicada no dia 28 de agosto de 2015, às 18h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp