Serviços

Certidões de nascimento, casamento e óbito poderão ser retiradas pela internet

Imagem Certidões de nascimento, casamento e óbito poderão ser retiradas pela internet
Ferramenta foi lançada hoje em caráter experimental  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 14/01/2014, às 15h10   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Judiciário baiano lança hoje uma ferramenta que promete reduzir o excesso de burocracia para obter a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A partir de agora, a solicitação para a retirada dos documentos será feita online, por meio do portal do Tribunal de Justiça (TJ) da Bahia na internet.

A medida permite acabar com filas causadas pelas idas e vindas dos cidadãos aos cartórios. Desenvolvido por técnicos da Corte, o sistema vai operar nos primeiros dias em fase de teste e ficará restrito à capital, com previsão de ser estendido para todo o estado em fevereiro. De acordo com as normas, divulgadas na edição de ontem do Diário Oficial do TJ, basta o usuário acessar o site www5.tjba.jus.br, preencher o formulário, escolher o cartório onde deseja retirar a certidão e imprimir a guia de recolhimento. Depois, efetuar o pagamento e se encaminhar à unidade selecionada.

O prazo para a emissão do documento será, no máximo, de quatro ou cinco dias úteis, segundo previsão do tribunal. Atualmente, o serviço é disponível apenas em São Paulo. 
As informações são da coluna Satélite, do jornal Correio. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp