Serviços

Aplicativo aumenta transporte clandestino e vira vilão dos taxistas de Salvador

Publicado em 07/07/2015, às 11h11   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Se antes você decidisse chegar mais rápido a um destino do que o tempo utilizado em transporte público, a primeira opção era "pegar" um táxi. Mas, com o avanço da tecnologia, que disponibilizou muitas ferramentas para os usuários, a alternativa pode não ser mais a mesma. 
Uma das opções que tem sido escolhida por muitas pessoas é o aplicativo Uber, que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional. A diferença é que para ser um motorista e passar a ganhar dinheiro com a ferramente digital, basta fazer um simples cadastro. De acordo com a descrição do aplicativo, os motorista não cobram diretamente pelo transporte do usuário, mas recebem uma remuneração diretamente da empresa baseada na duração e distância da corrida, o que faz o modelo ser chamado de carona remunerada.
Porém, isso tem sido tornado um terror na vida dos taxistas oficiais em todo país e também em Salvador. Em contato com a reportagem do Bocão News, o presidente da Associação Metropolitana dos Taxistas (AMT), Vandeilson Miguel, descreveu o aplicativo como uma "concorrência desleal". "Nós somos totalmente contra o Uber, porque pagamos taxas, somos fiscalizados 24h por dia e com o Uber, basta o "cara" se cadastrar, pegar um carro e ir para rua", bradou. 
Mas, para o representante da categoria, o maior concorrente do taxista ainda continua sendo o transporte clandestino. "Os clandestinos são nossos maiores vilões. Muitos carros não têm condições de uso, não tem fiscalização e são concorrentes diretos cobrando valores mais baratos do que a corrida pois não tem que arcar com as taxas que os taxistas pagam para ser regularizado", criticou.
Segundo Vandeilson, um dos principais pontos de atuação dos "clandestinos" são os supermercados. "Em qualquer grande supermercado tem filas de carros clandestinos e não tem nenhuma fiscalização. A prefeitura e os órgãos responsáveis estão cientes disso, porque denunciamos praticamente todos os dias, mas fecham os olhos", afirmou.
Questionado sobre o também aplicativo 99táxis, o presidente da AMT disse que é a ferramenta que mais tem ajudado o taxista hoje em dia. "Esse aplicativo trouxe benefício para categoria, porque exige documentação para cadastro e recebemos diretamente o chamado do passageiro. A renda aumentou com o uso do 99táxis porque não precisamos pagar mensalidades às rádios que tem uma tabela de clientes. Além disso, melhorou também para o usuário, porque os táxis chegam muito mais rápido, como eles próprios dizem para nós", explicou Vandeilson. 
A reportagem do Bocão News entrou em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) para esclarecer sobre as ações de combate ao transporte clandestino na capital baiana. Segundo o órgão, semanalmente estão sendo realizadas ações e apreensões de veículos que realizam o transporte ilegal. Segundo a Semob, para maior eficiência nas ações de combate está sendo finalizada uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ainda de acordo com o órgão, muitas apreensões deixam de ser realizadas porque os infratores desobedecem os agentes da Secretaria por falta de policiais militares.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp