Serviços

Codesal orienta população sobre procedimentos em dias chuvosos

Publicado em 18/12/2014, às 16h47   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Devido ao mau tempo e estragos causados pela chuva, na capital baiana, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) orienta a população para alguns cuidados nesse período, principalmente para quem mora próximo das áreas de risco. Segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a forte chuva deverá prosseguir nos próximos dias.
Para a Codesal, o cidadão deve redobrar a atenção e, caso perceba qualquer sinal como rachadura nos imóveis, inclinação de postes e árvores ou escorregamento de terra, deve entrar em contato com o órgão o quanto antes através do 199, ligação gratuita.
"É fundamental que o contato seja feito o quanto antes caso a pessoa perceba alguma situação dessas, para que possamos encaminhar um engenheiro. Ele vai fazer a avaliação da área e orientar os moradores", explica o diretor-geral da Codesal, Álvaro da Silveira Filho. Ele acrescenta ainda que é essencial que a população siga as orientações do profissional, para que sejam evitados acidentes.
Distribuição de lonas – A codesal prossegue com a liberação de lonas para evitar os deslizamentos de terra. Para receber o material, o morador deve entrar em contato com o órgão e solicitar uma vistoria. A partir daí, o engenheiro comparece ao local para fazer a avaliação e constatar a real necessidade do plástico.
Caso a área seja muito íngreme, o material é colocado por profissionais da Defesa Civil. Se o local for pequeno e de fácil acesso, o plástico pode ser colocado pelo próprio morador, depois de receber as orientações dos técnicos da Codesal. 
A lona só é liberada após a avaliação da equipe do órgão, para evitar que o material seja colocado de forma imprópria e, assim, provocar ou até mesmo agravar acidentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp