Saúde

Retenção de macas do Samu é alvo de investigação do MP

Reprodução // Luiz Tito
Procedimento inviabiliza o atendimento de novos chamados  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Luiz Tito

Publicado em 31/10/2014, às 08h39   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A 2ª Promotoria do Ministério Público estadual (MP-BA), em Feira de Santana, instaurou inquérito civil para apurar as constantes retenções de macas, que resulta na permanência de ambulâncias e funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
O procedimento foi instaurado atendendo a representação do ex-deputado Colbert Martins. Para ele, o problema traz prejuízos à população. "Prejudica o atendimento do Samu e põe em risco a vida de quem necessita do serviço".

Sem macas suficientes para transferir das macas do Samu os pacientes que chegam, o hospital acaba interrompendo temporariamente o serviço de urgência, já que os atendentes do Samu não podem deixar o hospital sem maca. Isso  inviabiliza  o atendimento de novos chamados.  

O diretor do HGCA, José Carlos Pitangueiras, diz que a unidade tem 302 leitos para atendimento e que a demanda diária é 50% maior. O que significa que o atendimento está sempre acima do limite. "Todos os dias temos, no mínimo, 450 pacientes. A questão não é só a compra de macas. O problema é maior que isso", frisou o diretor.

Na primeira audiência do caso, no início da semana,  foram ouvidos o diretor do HGCA e a coordenadora do Samu, Maísa Macedo. Ao jornal A Tarde, a coordenadora argumentou que o MP-BA é que deve falar sobre o assunto. Segundo o promotor de justiça Tiago Quadros, o inquérito vai apurar e buscar solução para o problema. Uma nova audiência ocorrerá no final de novembro.

Já em Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), a prefeitura  tem 10 dias para explicar ao Ministério Público Federal a má conservação das ambulâncias do Samu. A decisão, do procurador André Viana, foi provocada por denúncias de abandono e deterioração dos veículos.  Em nota, a prefeitura informou que as ambulâncias, que não têm mais condições de uso, já  foram substituídas.
Informações de A Tarde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp