Saúde

Dia do médico: mutirão da Saúde previne doenças pulmonares

Imagem Dia do médico: mutirão da Saúde previne doenças pulmonares
Associação Baiana de Medicina atende gratuitamente na Ondina   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 18/10/2014, às 10h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta sábado, dia 18, comemora-se o Dia do Médico e tambpem o dia de combate a doenças pulmonares. A Associação Bahiana de Medicina, em parceria com a Sociedade Baiana de Pneumologia, realiza hoje até às 13h, na sede da ABM, o mutirão para Prevenção de Doença Pulmonar. A expectativa é que sejam atendidas cerca de 300 pessoas gratuitamente.

No local, são dadas orientações de dieta para refluxo e de controle ambiental para alérgicos, de atividades físicas ao pneumopata e sobre tabagismo e asma, riscos de fumar e vantagem da cessação. Os participantes também serão orientados sobre a importância dos sintomas observados durante a respiração para o diagnóstico precoce de tuberculose. As pessoas que apresentarem maior necessidade de seguimento pneumológico serão encaminhadas para atendimento em hospitais específicos.
Devem participar pessoas que apresentem os seguintes sintomas: tosses diárias; catarro todos os dias; que se cansa mais do que uma pessoa da sua idade; tem mais de 40 anos; é fumante ou ex-fumante; tem falta de ar, especialmente durante as atividades físicas; chiado no peito; aperto no peito; tem que limpar a garganta logo no início da manhã, devido ao excesso de muco nos pulmões; tem tosse crônica que produz expectoração (o muco pode ser claro, branco, amarelo ou esverdeado); tem lábios ou camas de unha azulados (cianose); infecções respiratórias freqüentes; falta de energia e perda de peso não intencional (em fases mais avançadas).
Cinco médicos pneumologistas voluntários fazem a realização de espirometria, exame utilizado como uma das etapas do diagnóstico da DPOC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp