Saúde

Campanha alerta motoristas sobre combinação entre álcool e direção

Imagem Campanha alerta motoristas sobre combinação entre álcool e direção
Ação visa reverter alto número de acidentes de trânsito com ações de prevenção   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/10/2014, às 18h38   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou neste sábado (11) o projeto Vida no Trânsito, no Posto Chaminé, no Rio Vermelho. Com o lema "Álcool cotramão da direção". a ação, que será realizada em outros postos da capital sempre aos sábados, visa reverter o alto número de acidentes de trânsito com ações de prevenção e redução de mortes e violência envolvendo veículos.
Durante a mobilização, os profissionais de saúde sensibilizam  motoristas através de jogos interativos e distribuição de panfletos educativos, alertando os condutores para os riscos da perigosa combinação entre álcool e direção. O evento integra o plano de contingência da violência no trânsito instituído pela Prefeitura, cujo desafio é reduzir em 50% os índices de mortos e feridos no trânsito até 2020 através de medidas participativas de todas as esferas de poder e da própria sociedade.
Números - Dados do IBGE revelam que o trânsito no Brasil mata 43 mil pessoas por ano - número três vezes maior do que a guerra civil na Síria. Ao mesmo tempo, outras 124 mil pessoas são internadas anualmente com algum tipo de lesão.
Um levantamento do Ministério da Saúde sobre internações hospitalares e gastos com tratamento mostram, ainda, que os acidentes de trânsito geraram um gasto de R$ 200 milhões aos cofres públicos em 2013. O agravante é que o consumo de bebidas alcoólicas está relacionado a 75% dos casos com vítimas fatais.

Publicada no dia 10 de setembro de 2014, às 10h58

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp