Saúde

Salvador registra dois casos de Chikungunya

Imagem Salvador registra dois casos de Chikungunya
Casos poderão ser atendidos nos postos da atenção básica da rede  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 10/10/2014, às 11h28   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Por meio de exames laboratoriais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou nesta quinta-feira (09), dois casos de chikungunya em Salvador. Apesar da identificação ter ocorrido na capital baiana, as ocorrências são consideradas como importadas, já que os pacientes foram infectados em Feira de Santana, no bairro George Américo, após visitarem familiares que moram na localidade.

Os dois homens, um de 35 e outro de 36 anos, são moradores da Barra e ainda estão sendo monitorados pela SMS, apesar de estarem passando bem e não terem sofrido consequências graves da infecção. Até o momento foram notificados em Salvador 23 casos de chikungunya, sendo que sete foram descartados após exames laboratoriais, dois confirmados e outros 14 estão sob a análise.

Para evitar a proliferação da febre chikungunya, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já realizaram a ação de bloqueio para detectar, combater e exterminar possíveis focos dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, transmissores da doença, nas regiões onde ocorreram casos suspeitos e confirmados da patologia no município. Além disso, o CCZ também está intensificando as atividades de rotina no combate aos insetos com visitas domiciliares, busca ativa de possíveis focos em terrenos baldios, bem como ações educativas com o objetivo de orientar os moradores como armazenar garrafas e outros materiais para evitar novos focos.

Nesta quinta-feira (09), a SMS convocou uma sessão técnica onde capacitou cerca de 160 profissionais dos setores de urgência e emergência, vigilância epidemiológica e atenção básica sobre a classificação de risco e manejo do paciente com suspeita desse agravo, visando garantir de forma integral a assistência aos soteropolitanos.

Os casos de chikungunya poderão ser atendidos nos postos da atenção básica da rede municipal e não há necessidade de buscas em hospitais porque os sintomas são os mesmos da dengue, como dores nas articulações, febre, cefaléia e vermelhidão na pele. Conforme nota da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Saúde.


Foto: ilustrativa
Nota originalmente postada dia 9

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp