Saúde

Audiência pública discute a situação do Hospital Espanhol

Vinícius Ribeiro
“Nenhum abutre do Sul do País vai assumir o Espanhol”, diz médico da instituição   |   Bnews - Divulgação Vinícius Ribeiro

Publicado em 29/09/2014, às 13h43   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

A situação do Hospital Espanhol foi tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Salvador, na manhã desta segunda-feira (29). O evento, promovido pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), reuniu no auditório do anexo Bahia Center, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), sindicatos da área de saúde e funcionários em busca de uma solução para o fechamento da unidade hospitalar com 128 anos de atuação. A direção do Espanhol anunciou no mês passado que está fechando suas portas sob a alegação de dívidas excedentes.

Na audiência, o Sindimed informou o envio de um ofício na última quarta-feira (24) protocolando um pedido de encontro com o governador Jaques Wagner, para que fosse colocado em pauta as questões relacionadas do ponto de vista trabalhista (jurídico), com foco nos postos de trabalho do hospital.

Em tom de desabafo funcionários do hospital expressaram as dificuldades em que se encontram. Entre as denúncias apresentadas, destacam-se os 30 meses de FGTS sem depósito e a situação fundiária dos arredores do hospital localizado na Barra. Mesmo atento às diversas demandas, o MP, representado pelo procurador Alberto Bastos Balazeiro, defendeu não expandir inicialmente todas as reivindicações. "Creio que o principal objetivo neste momento seja discutir os direitos a receber", disse Balazeiro.  A declaração foi bem acatada pela representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia, Lúcia Duque. “Precisamos sentir a presença do Ministério Público ao nosso lado”, salientou.

Incisivo, o médico Ângelo Castro Lima defendeu autonomia local para a resolução dos problemas que envolvem o corpo funcional do hospital. “Nenhum abutre do Sul do País vai assumir o Espanhol”, pontuou sobre os rumores de privatização do Espanhol por uma empresa nacional.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp