Saúde

Clínica atenderá gratuitamente idosos no Canela

Publicado em 11/09/2014, às 16h38   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa e Tecnologia e Inovação na Gestão Pública (INTS) inaugura no dia 17 de setembro, em parceria com a Escola Técnica de Enfermagem San Rafael, um espaço que vai oferecer serviços gratuitos nas áreas de educação física, nutrição e enfermagem no bairro do Canela, em Salvador. A Clínica da Melhor Idade (CMI) priorizará o atendimento a maiores de 60 anos, mas o posto ficará disponível para toda a população. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, além de uma orientação de turmas na prática de exercícios físicos na região do Campo Grande.

Na CMI, três profissionais plantonistas ficarão à disposição dos moradores do centro da cidade. Uma enfermeira ficará responsável, diariamente, por coordenar os atendimentos, que serão realizados por cinco alunos voluntários da escola técnica. Entre os serviços que serão oferecidos, consultas para promover o diagnóstico precoce; aferição de glicemia, pressão, temperatura, pulsação e respiração; pesagem; realização de curativos; aplicação de injeções e orientações sobre prevenção de doenças. Uma nutricionista com especialização em atendimento da população da melhor idade atuará no local em dois plantões semanais, às terças e quintas, a partir de agendamento prévio por telefone.

De acordo com o diretor da escola conveniada, Washington Pires, “o acompanhamento dos pacientes terá ênfase no combate ao diabetes, a cardiopatias, pressão arterial e colesterol altos e osteoporose, problemas mais comuns após os 60 anos”. Às segundas, quartas e sextas, um profissional de Educação Física atenderá a população em consultas pré-agendadas para a realização deavaliação física e posterior indicação dos melhores exercícios físicos de acordo com o perfil de cada cidadão, identificando sua capacidade funcional, risco de quedas ecognição.

 Os idosos também poderão participar de grupos externos, monitorados por educadores físicos. No Programa Externo de Atividades Físicas (PEAF), serão oferecidas duas turmas de 30 alunos, em horários das 7h às 8h e das 8h às 9h, na praça do Campo Grande. No local, ficarão disponíveis banners com a sinalização do projeto, uma mesa, bancos, toldos, colchonetes e cones, além de água para os participantes.“Na sede da escola, no Largo do Tanque, já funciona um convênio com o INTS através do qual são oferecidas bolsas de 70% nas mensalidades dos cursos”, lembra Washington. De acordo com aGerente Administrativa do Núcleo de Atendimento Socioassistencial e Defesa do Usuário (Nasdu - INTS+Social), Geovana Santana, a expectativa é realizar, por mês, cerca de 440 atendimentos de enfermagem, 144 de nutrição e 108 de educação física na sede do Canela.  

Parceria – Inaugurado em agosto de 2013, o NASDU é um projeto tocado em conjunto com a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza do Município (SEMPS) e com o Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador(CMASS). “Nossa ideia principal é ampliar inserção de serviços socioassistenciais na sociedade”, defineGeovana. A parceria fornece atendimento no escritório do NASDU-INTS+SOCIAL, na Rua Chile, e encaminhamento de pessoas de baixa renda ao Centro de Referência de Assistência Social de Salvador (CRAS) oua órgãos municipais responsáveis por programas sociais como Bolsa Família, Número de Identificação Social (NIS), Minha Casa Minha Vida eBenefício de Prestação Continuada (BPC).

População beneficiada–O núcleo também oferece exames gratuitos– cerca de 20 por mês de cada uma das diversas especialidades – naclínica Eugênio Viana, no bairro da Barra, e doações de próteses de membros inferiores e superiores. “Quem quer receber a prótese, deve estar cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS) à espera de doação. A pessoa nos procura e faz a solicitação. A partir daí, ela se direciona ao hospital que fará o procedimento. Então, a instituiçãoagilizao processo da cirurgia, que é realizada por um médico do SUS”, explica a gerente. As próteses são entregues ao médico no momento da intervenção, que é feita com acompanhamento de uma pessoa da equipe do INTS.Segundo Geovana, a maior demanda da população, desde que o NASDU foi criado, é por exames de endoscopia e questões ligadas aos programas Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.

Eventos – O INTS+SOCIAL promove ainda eventos periódicos, como seminários gratuitos, doações de agasalhos, alimentos e brinquedos, campanhas para incentivar a doação de sangue e comemorações em datas especiais.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp