Saúde

Fim da greve dos enfermeiros e técnicos de enfermagem da Prefeitura

Publicado em 09/07/2014, às 11h11   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Foi encerrada a greve dos enfermeiros e técnicos de enfermagem dos serviços de urgência e emergência da Prefeitura de Salvador, após decisão judicial proferida no último dia 02 de julho.

No despacho, o juiz José Jorge Lopes Barretto da Silva considerou que serviços essenciais não podem ser prejudicados por nenhum tipo de movimento que coloque em perigo a saúde da população. Com isso segue os reiterados posicionamentos do próprio Tribunal de Justiça da Bahia, contrários às paralisações nos serviços de urgência e emergência.

Além de determinar a manutenção de pelo menos 70% das escalas nos plantões do SAMU 192 e UPAs, o juiz proibiu que o sindicato das categorias efetivassem qualquer tipo de bloqueio ao acesso aos postos de trabalho. O não cumprimento de ambas as decisões acarretará em multa diária no valor de R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais). Além disso, os dirigentes sindicais podem responder no âmbito cível e/ou criminal.

A Secretaria Municipal da Saúde destacou ainda que todos os funcionários que participaram da greve eram estatutários em período probatório, e que as ocorrências ligadas à desassistência serão apuradas. Isso porque, algumas chamadas deixaram de ser atendidas no início da greve, como na UPA Adroaldo Albergaria, por exemplo, colocando em risco a vida de pacientes internados em estado grave.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp