Saúde

Pacientes sofrem com falta de medicamentos de alto custo em Irecê

Sertão Baiano
Sesab informa que não recebeu verbas do Ministério da Saúde   |   Bnews - Divulgação Sertão Baiano

Publicado em 28/03/2014, às 08h15   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Medicamentos considerados de alto custo e que são distribuídos gratuitamente pela 21ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), sediada em Irecê, norte do Estado estão em falta no local de entrega. A denúncia divulgada, nesta quinta-feira (27), pelo site Sertão Baiano traz como personagem a aposentada Luzia Ramalho, 72 anos, que tem problemas respiratórios graves, tecnicamente é diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).



Como não há cura, D. Luzia toma regularmente os medicamentos Spriva e Foraseq para aliviar os sintomas e fazer com que tenha qualidade de vida.

De acordo com o texto publicado, há três meses D. Luzia não recebe os remédios da 21ª Dires. A informação é de que não há o produto em estoque e não existe previsão de quando estará disponível. A reportagem do Sertão Baiano acompanhou João Júnior, neto da D. Luzia, em mais uma visita à unidade de Saúde. “Nada ainda, viu”, disse a atendente da farmácia. “Essa indefinição deixa a família toda aflita”, afirmou Jr, que é responsável por retirar os remédios da avó todos os meses.

Os relatos são de que a falta de medicamentos afeta pacientes transplantados, com esclerose, hemofílicos e com esquizofrenia, endometriose, doença falciforme, dentre outras.  O Sertão Baiano esteve, em três oportunidades, na sede da 21ª Dires, mas não conseguiu falar com o diretor Carlos Antônio Dourado Campos e nem com a responsável pela farmácia.

Entretanto, a reportagem teve acesso, com exclusividade, ao documento em que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que não recebeu verbas do Ministério da Saúde e que não tem como “sustentar o fornecimento dos fármacos” por não possuir “orçamento estadual extra disponível”.



“Infelizmente os repasses estão atrasados e até o momento ainda não recebemos os recursos referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro do ano corrente. O prazo para o repasse já expirou”, destaca a nota técnica. Ao final, a Sesab lista 49 medicamentos que “podem apresentar irregularidades no fornecimento” e sustenta que a situação será normalizada “assim que os repasses federais forem regularizados”.



Com informações e imagens do site Sertão Baiano. 

Publicada às 17h42 do dia 27 de março de 2014.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp