Saúde

Famigerada Saúde Pública: bebê em estado grave luta pela vida na fila de espera

Imagem Famigerada Saúde Pública: bebê em estado grave luta pela vida na fila de espera
O pequeno Isaias respira com ajuda de aparelhos em hospital de Santo Antônio de Jesus  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/02/2014, às 12h41   Caroline Gois (Twitter: @goiscarol)


FacebookTwitterWhatsApp

A dificuldade para respirar e a dependência do soro retratam a realidade vivida pelo pequeno Isaias Santos Nery que, já nos primeiros 10 dias de nascido enfrenta seu maior desafio: a luta pela vida. Cada suspiro do bebê é uma esperança para a mãe Ana Cristina que torna a trazer à angústia à medida que o tempo passa. “Ele tem um problema congênito de alto risco. São três problemas no coração. Minha preocupação é que ele precisa fazer esta cirurgia para sobreviver e, por isso, não pode ficar fora do balão de oxigênio”, relatou Crsitina, que já é mãe de outras três crianças e deu entrada no dia 1º de fevereiro no Hospital Luiz Argolo, na cidade de Santo Antônio de Jesus, na região do Recôncavo Sul da Bahia.

O problema enfrentado por esta família teve início logo assim que Isaias nasceu. Saindo do ventre da mãe direto para a incubadora, o problema de Isaias logo chamou a atenção de toda a cidade. Devido à gravidade da situação, a Defensoria Pública de Santo Antônio de Jesus tomou o caso afim de uma resolução. “Dei entrada com uma ação contra o Estado na última sexta-feira, dia 7, pedindo com urgência a transferência desta criança que necessita de uma UTI e um hospital pronto para atender este tipo de doença, o que só é possível encontrar, infelizmente, na capital”, explicou o defensor Maurício Martins que, de imediato, teve a liminar concedida pela Justiça.



Na liminar fora registrado que “ o requerente, nascido em 01/02/2014, portanto com seis dias de vida, faz jus a prioridade na tramitação e em todos os atos de diligências judiciais em qualquer instância...”....”A Constituição Federal , ao estabelecer os direitos fundamentais , o fez não só através do elenco do art. 5º, mas também em artigos dispersos dentro da Carta Constitucional. Um exemplo disso é o direito à Saúde, descrito no seu artigo 196 que preceitua: A Saúde é direito de todos e dever do Estado”.

Desta forma, ficou decidido que “o requerente não pode ficar à mercê da solução de problemas de ordem administrativa. Trata-se de necessidade urgente, para que se evite mal irreparável provocado pela inércia do setor público”.(veja aqui a decisão da liminar).

Mas, o que parecia ser a certeza do socorro necessário ao pequeno Isaias, se tornou uma batalha contra o tempo. “Mesmo com a liminar estamos de mãos atadas. Não há hospital para recebê-lo e nem ambulância na regulação que possa realizar a transferência”, lamentou o defensor que já protocolou, nesta segunda-feira (10), um pedido de majoração da multa diária para R$ 30 mil por dia, e o sequestro/bloqueio de verbas públicas no valor de R$ 30 mil reais por dia de  descumprimento. “O objetivo é fazer com que a lei seja cumprida e que o Governo não gaste com qualquer outra coisa. O Governo terá que pagar por descumprir uma liminar. É a vida de um bebê que está em jogo”, afirmou Martins.



O pequeno Isaias na incubadora do hospital de Santo Antônio


A reportagem do Bocão News entrou em contato com a assessoria de comunicação da secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Ao site, a Sesab garantiu que irá acionar a regulação para dar maior celeridade ao caso. A liminar também foi enviada ao órgão para que seja feito o acompanhamento do caso.

Entretanto, enquanto o Estado irá começar a corrida para garantir o direito tácito de cada ser humano, Isaias – que não para de perder peso – luta sem parar na busca de garantir mais um dia. Desolada, a mãe que não sai do lado do filho faz um apelo: “meu filho quer viver”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp