Saúde

Mais um: médico cubano receita superdosagem à criança

Imagem Mais um: médico cubano receita superdosagem à criança
Caso ocorreu no bairro Viveiros em Feira de Santana  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/11/2013, às 22h45   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Mais um caso de irregularidades em condutas médicas dos profissionais cubanos do Programa Mais Médicos. Porém, este caso aconteceu em Feira de Santana, no Programa Saúde da Família (PSF), no bairro Viveiros. Na manhã desta quarta-feira, o Bocão News denunciou uma médica cubana do Maranhão indicando o metocarbamol a um paciente com osteoartrose. A medicação é exclusiva para o uso veterinário no Brasil e serve para cavalos, cães e gatos.

Em Feira de Santana, o profissional foi suspenso das suas atividades através da decisão da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, após denúncia do vereador José Carneiro, que apresentou a cópia de uma receita, onde o integrante do programa Mais Médico prescreveu 40 gotas da substancia dipirona sódica, para uma criança de um ano, que pesa 10 quilos, quando, segundo posologia do medicamento, o indicado seria gotas: adultos: 500 mg a 1 g (20 a 40 gotas, Lactentes e crianças menores de 5 anos: 100 a 200 mg (4 a 8 gotas), Crianças maiores de 5 anos: 250 a 500 mg (10 a 20 gotas.

A secretaria municipal da Saúde diz que a medida foi preventiva e que o ocorrido será minuciosamente apurado, junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp