Saúde

Prestes a fechar as portas, Hospital Espanhol não atenderá mais emergência

Imagem Prestes a fechar as portas, Hospital Espanhol não atenderá mais emergência
Médicos cruzaram os braços por conta das péssimas condições de trabalho e atraso de salários  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 01/02/2013, às 12h16   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp


No início deste mês, o Bocão News denunciou o descaso que o Hospital Espanhol, localizado na Barra, em Salvador, se encontra. Médicos denunciaram à reportagem que a unidade de saúde pode fechar as portas por conta de dívidas a fornecedores, atraso de salários dos funcionários, leitos desativados e falta de medicamentos.

Para agravar mais ainda o funcionamento da unidade, os médicos da emergência vão paralisar o atendimento a partir da próxima segunda-feira (4). A decisão foi tomada em assembleia realizada no próprio hospital, no último dia 29 de janeiro, após diversas tentativas frustradas de buscar melhoria nas condições de trabalho, segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindmed-BA).

O presidente do Sindmed-BA, Francisco Jorge Silva Magalhães, disse que a suspensão das atividades é por conta do atraso de salários e condições de trabalho. “As condições estão tão precárias que os médicos estão indispostos para trabalhar, correndo com isso o risco de acontecer uma tragédia. A escassez de medicamentos e materiais é frequente e compromete o trabalho da equipe. Além disso, os salários de dezembro ainda nem foram pagos”, descreveu ao Bocão News

Ainda em conversa, Francisco Magalhães contou que ele se reuniu na quarta-feira (16) com a direção do hospital, que garantiram uma ação de recuperação. "Disseram que pediriam um empréstimo a Caixa Econômica e prometeram pagar os salário até sexta-feira (01), mas até agora nada foi feito". 

Ainda de acordo com o presidente, o Sindimed já comunicou a decisão à direção do hospital e deixou claro que a paralisação é de inteira responsabilidade dos gestores do Hospital Espanhol. Em nota, o Sindmed orienta aos pacientes que a partir das 7h do próximo dia 04, ninguém procure o atendimento de emergência no Espanhol. O Bocão News entrou em contato com a assessoria do hospital que até o fechamento desta edição não deu retorno.


Afundado em dívidas, Hospital Espanhol pode fechar as portas



Foto: Roberto Viana // Bocão News

Publicada no dia 31 de janeiro de 2013, às 13h15


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp