Saúde

Hemoba tem estoque de sangue crítico e faz apelo para doações

Publicado em 20/04/2017, às 09h14   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoca a população para doar sangue, em decorrência dos registros de redução acentuada no número de doadores e aumento significativo das demandas transfusionais. O apelo tem o objetivo de estabilizar os estoques da unidade e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado.
Os estoques da Hemoba estão apresentando situação crítica, com exceção apenas dos tipos A, B e AB positivo, que, nesse momento, estão estáveis. Todos os demais tipos, sobretudo os fatores de Rh negativo, estão em falta e precisam de reposição com urgência, sendo que a maior demanda, no momento, é de O negativo e de plaquetas.
A Hemoba solicita que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue. Os doadores de plaquetas por aférese devem procurar o Serviço de Atendimento ao Doador (SAD), pelo telefone (71) 3116-5661, para fazer o agendamento da doação.
Critérios de doação
Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior); não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores; evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal.
Febre amarela
Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação. Saiba mais também pelo
Instagram @hemobaoficial e Facebook. facebook.com/hemoba.
Onde Doar
Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30
Hospital do Subúrbio – De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30
Hospital Santo Antônio - Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) – De segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13 às 16h
SAC Cajazeiras – De segunda a sexta-feira, das 7 às 15h
Hemóveis – Roteiros itinerantes, divulgados semanalmente nas páginas da Hemoba
No interior 
Eunápolis
Alagoinhas
Barreiras 
Brumado
Camaçari
Feira de Santana
Guanambi
Irecê
Itaberaba
Itapetinga
Jacobina
Jequié
Juazeiro
Paulo Afonso
Ribeira do Pombal
Santo Antonio de Jesus
Seabra
Senhor do Bonfim
Teixeira de Freitas
Vitória da Conquista
Valença

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp