Saúde

Febre amarela: Neto apela ao Ministério da Saúde para vacinar 2 mi de pessoas

Publicado em 29/03/2017, às 10h56   Guilherme Reis e Aparecido Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) diz que está buscando junto ao governo federal, através do Ministério da Saúde, cerca de um milhão e meio de vacinas contra a febre amarela depois que um macaco foi encontrado morto na região de Matatu, no bairro de Brotas, por conta da doença. Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (29), durante evento de comemoração dos 468 anos de Salvador, o prefeito afirmou que o município e o Estado possuem um estoque de 400 mil vacinas, mas a meta é vacinar cerca de dois milhões de pessoas.

"Estamos muito preocupados com esta situação. A gente calcula que vai ser necessário um lote de quase dois milhões de vacinas, que é uma quantidade muito significativa. Hoje, a disposição entre as vacinas do governo do estado e da prefeitura é de algo em torno de 400 mil, então, vai ter que se reforçar com mais um milhão e meio por parte do Ministério da Saúde. Desde o início da semana o secretário José Antônio (Saúde) está em contato com as autoridades em Brasília para garantir esse volume de vacinas. A gente está preocupado por que está se alastrando ao mesmo tempo em vários estados da federação", disse o gestor.

Segundo Neto, a vacinação vai começar pelo distrito sanitário de Brotas, região do Matatu, onde foi identificado o primeiro caso de febre amarela em um macaco. "Uma operação especial será montada para garantir a vacinação em toda a cidade", assegurou.

"O ponto principal é conseguir as vacinas com o governo federal. Por isso estamos fazendo uma pressão forte e apelar ao Ministério da Saúde para que disponibilize no mais curto espaço de tempo possível as vacinas", disse Neto. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp