Saúde

Médica baiana é reconduzida à presidência da Associação Brasileira de Hospitais

Publicado em 02/02/2017, às 18h33   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A médica e superintendente da Maternidade Climério de Oliveira / UFBA, Mônica Neri, foi reeleita como presidente da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE) para o biênio 2017/2019. 
A ABRAHUE reúne cerca de 116 instituições hospitalares universitárias e de ensino  federais, estaduais, municipais e filantrópicas de todo o país com a missão de promover ações para o desenvolvimento da excelência no ensino, pesquisa, assistência e gestão. Há dois anos à frente da entidade criada em 1989, Mônica Neri ampliou as articulações feitas pela Associação junto aos Ministérios da Saúde e Educação, aos parlamentares, além de promover importantes encontros científicos e técnicos, como o  I Seminário Internacional sobre Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente dos Hospitais Universitários e de Ensino, realizado em novembro passado, no Rio de Janeiro, reunindo inúmeros especialistas.
"Iremos dar continuidade ao trabalho sempre valorizando os cinco eixos já estabelecidos pela ABRAHUE, que tratam da ética, equidade, responsabilidade social, transparência, comprometimento e resolubilidade. Nossa associação é reconhecida como uma organização de excelência, extremamente participativa nas discussões para melhorias das políticas de educação e saúde que impactem num atendimento cada vez mais qualificado ao usuário do Sistema Único de Saúde. Os hospitais universitários e de ensino têm o grande desafio de capacitação dos profissionais das várias áreas da saúde que irão atuar tanto no sistema público quanto privado. Por isso, vamos nos manter focados em fortalecer o protagonismo destes hospitais que são estratégicos para o sistema de saúde do país ", enfatizou a gestora.
A nova diretoria já cumpriu agenda oficial no mesmo dia da eleição. Em encontro no Ministério da Saúde com o Secretário Francisco de Assis Figueiredo (SAS), o grupo liderado por Mônica Neri discutiu sobre a implantação de Sistema do Custos nos Hospitais Universitários e de Ensino com o objetivo de promover a gestão de custos no âmbito do SUS, o que permitirá transparência e detalhamento dos gastos, possibilitando uma melhor aplicação dos recursos públicos. 
Constituição da nova diretoria eleita:
Presidente:  Mônica Almeida Neri – Maternidade Climério de Oliveira – Universidade Federal da Bahia
Vice- Presidente Federal : José Roberto Ferraro –  Hospital São Paulo – Universidade Federal de São Paulo
Vice-Presidente Estadual e Municipal: Francisco Eugênio Alves de Souza – Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina 
Vice- Presidente Filantrópico: Eduardo Jorge Marinho de Queiroz Junior – Hospital Santa Izabel/Santa Casa de Misericórdia da Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp