Saúde

Febre Amarela: 126 locais oferecem vacina em Salvador

Publicado em 25/01/2017, às 08h19   Brenda Ferreira / Alexandre Galvão


FacebookTwitterWhatsApp

Com o crescimento de casos de febre amarela silvestre transmitida em regiões rurais do estado de Minas Gerais nos últimos meses, a preocupação da população para a chegada da doença à Salvador também aumentou. Confira aqui os locais de vacinação
A Bahia, segundo o Ministério da Saúde, tem um caso confirmado de febre amarela. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) negou. 
Embora a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Pitanga, tenha esclarecido que Salvador não é considerada área de risco, a SMS garante que todos os Postos e Unidades de Saúde da Família estão ofertando a vacina, somando 126 salas espalhadas pela capital baiana, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na primeira quinzena deste ano, os postos municipais já aplicaram mais 6889 doses da vacina contra a doença, número 50% maior que no mesmo período de 2016, quando foram aplicadas 3523 doses. Desde 1942, Salvador não registra casos de febre amarela urbana no município.
Em conversa com o Bocão News, a coordenadora de vigilância em saúde Isabel Guimarães, destacou que Salvador ainda não é considerada área de risco, entretanto, recomendou que pessoas não vacinadas e que quiserem viajar para municípios e estados que são considerados áreas de risco, devem se antecipar para tomar a vacina. “Ainda não foi registrado nenhum caso aqui em Salvador. Por isso, é importante para que quem está saindo da cidade se previna”.
De acordo com o Governo do Estado, 67 municípios, 45 estão localizados na área de risco para transmissão da febre amarela silvestre. São eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Itaguaçu da Bahia, Iuiú, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Paratinga, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Xique-Xique. 
Os outros 22 apresentam grande circulação de pessoas vindas do estado de Minas Gerais. São eles: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália, Teixeira de Freitas, Vereda, Vitória da Conquista.
A doença febril aguda, não contagiosa e de curta duração (no máximo 12 dias), tem as primeiras manifestações de forma repentina: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. O tipo mais grave do agravo é raro e costuma aparecer após um breve período de bem-estar logo depois do aparecimento dos primeiros sintomas, quando pode ocorrer insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço.
DOSAGEM - a coordenadora ainda falou sobre as doses de vacinas de febre amarela: “Deve-se tomar uma vacina a cada 10 anos. Se em 20 anos, o paciente já tomou duas doses, ele está livre da doença”. “Para crianças, aos nove meses, são vacinadas pela primeira vez.  A próxima dose será aos quatro anos de idade”. 
VACINA NÃO RECOMENDADA - Segundo a doutora Isabel Guimarães, crianças de até seis meses de idade, gestantes, pessoas acima de 60 anos e mulheres que estão em período de amamentação não devem tomar a vacina contra a febre amarela. “Em casos de mães que estão amamentando, a alimentação através desse leite deve ser suspensa por 28 dias”, esclareceu.
Para aqueles que não têm ou perderam o cartão de vacinação, a profissional explica que a falta do cartão não é impeditiva para a aplicação da vacina. “É importante ter o cartão para o controle maior, mas para quem não tem ou perdeu, o paciente receberá um cartão avulso e tomará a vacina da mesma forma”. 
ESTRATÉGIA DO GOVERNO - Segundo a assessoria de comunicação do governo, desde a semana passada 67 municípios do Oeste, Sudoeste e Extremo Sul Baiano intensificaram a vacinação contra a febre amarela. 
Levando em conta a situação da doença no país, a recomendação para imunizar 100% da população foi emitida pela Vigilância Epidemiológica do Estado.
Para debater estratégias para controle da febre amarela, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e técnicos da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, se reunirão com prefeitos e secretários municipais de saúde, nesta terça-feira (24), no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo, em Salvador.
Publicada originalmente dia 24

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp