Saúde

Dentistas debatem empatia em evento de voluntariado e saúde bucal do mundo

Publicado em 26/10/2016, às 11h47   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Turma do Bem, maior rede de voluntário especializado do mundo, reunirá centenas de dentistas de todo o mundo para discutir um tema que ganha força na área de saúde: a empatia. Entre os dias 1º e 4 de novembro, a organização promoverá palestras e encontros com nomes como o historiador Leandro Karnal, os escritores Valter Hugo Mãe e Thalita Rebouças e o médico Marco Antônio de Carvalho Filho, criador de um curso sobre empatia para alunos de medicina na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), entre outros.
“Queremos debater como se colocar no lugar do outro pode transformar o mundo”, afirma o presidente voluntário da Turma do Bem, Fabio Bibancos. “A organização nasceu da empatia, de olhar para o outro e ver o que se pode fazer”, destaca ele, sobre a Turma do Bem, que já atendeu gratuitamente a 68 mil jovens de 11 a 17 anos e 650 mulheres vítimas de violência.
O Sorriso do Bem – nome dado ao evento anual da ONG – é um dos principais encontros mundiais da área de odontologia, em que são combinados temas de saúde bucal e questões humanistas. Nesta 11ª edição, abriu as portas a todos os interessados em saúde bucal, não apenas a voluntários da organização.
Neste ano, pela primeira vez, o Sorriso do Bem será sediado em Poços de Caldas, Minas Gerais. A escolha do local foi estratégica, já que a cidade ficou conhecida por combinar o poder curativo das águas com o lazer e a diversão, incluindo os cassinos, que funcionaram até a proibição do jogo, nos anos 1940. 
O evento terá o lançamento de sete documentários sobre mulheres vítimas de violência atendidas gratuitamente pelo programa Apolônias do Bem. Além disso, estão previstas duas peças: “Palavra de Rainha”, monólogo estrelado pela madrinha da Turma do Bem, a atriz Lu Grimaldi; e “Pai, Filho, Pai”, estrelado por Ademir Emboava e Bernardo Bibancos, em cartaz em São Paulo.
Haverá ainda palestras, encontros com jovens atendidos pelo programa Dentista do Bem, exposição de fotos de mulheres vítimas de violência que receberam tratamento pelo programa Apolônias do Bem e capacitações e trocas de experiências entre os dentistas voluntários do Brasil, da América Latina e de Portugal. À noite, acontecerão festas para celebrar o trabalho desenvolvido pelos voluntários.
A Turma do Bem também anunciará quem foi eleito o Melhor Dentista do Mundo, numa noite de gala. A organização espera as presenças dos atores Rodrigo Santoro, Mel Fronckowiak, Lu Grimaldi, Leopoldo Pacheco, Marcelo Várzea, João Vitti e Valéria Alencar, assim como a da Miss Brasil, Raíssa Santana; Miss São Paulo, Sabrina de Paiva; da cantora Miranda Kassin e do Dj Jhonny Luxo.
O evento será transmitido pela TV TdB (tv.tdb.org.br), um portal de vídeos que contará com conteúdo exclusivo para o internauta. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp