Saúde

Novas vacinas aumentam otimismo no combate à zika

Publicado em 29/06/2016, às 05h00   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Duas vacinas se mostraram eficazes contra o vírus zika em ratoscamundongos em testes feitos em laboratório, anunciaram nesta terça-feira (28) os pesquisadores, que consideram isso um passo para o desenvolvimento de imunização para os humanos.
"É uma etapa para o desenvolvimento de uma vacina", afirmou Dan Barouch, da Universidade Harvard dos Estados Unidos, que chefia o estudo publicado pela revista "Nature".
Uma das vacinas testadas é feita de DNA e a outra é feita de vírus purificado e inativado. Os animais que receberam as imunizações produziram anticorpos que reconheceram proteínas virais específicas, e a extensão da proteção foi relacionada ao nível desses anticorpos. Participaram do estudo pesquisadores da Universidade Harvard e da Universidade de São Paulo (USP).
Vírus fica mais tempo em grávidas
Também nesta terça-feira, foi publicado outro estudo que sugere que a infecção pelo vírus da zika é prolongada no caso de gestantes. O estudo foi feito com macacos rhesus e constatou também que animais infectados pelo vírus ficam protegidos de uma segunda infecção, o que indica que a exposição ao vírus leva à imunidade contra o agente. As conclusões foram publicadas na revista "Nature Communications".
Informações de France Presse

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp