Saúde

Bahia sai na frente com teste para diagnosticar Zika vírus em 20 minutos

Publicado em 31/05/2016, às 10h47   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) apresentou, nesta terça-feira (31), um método pioneiro no diagnóstico do Zika vírus. O dispositivo recebeu registro para produção e comercialização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na segunda-feira (30). 
Para o titular da pasta, Fábio Villas Boas, o mérito do Estado da Bahia foi se antecipar e procurar métodos de identificação logo nos primeiros casos que levantaram dúvidas sobre a discriminação de dengue, zika e chikungunya. 
“Encontramos parceria com a Coreia em um ano buscando entendimentos para diagnosticar as três doenças. É um ganho que representa inovação. É um teste rápido. Em 20 minutos teremos o resultado”, disse Villas Boas. O teste será distribuído, através do Sistema Único de Saúde (SUS), em postos de saúde,UPAS, hospitais e laboratórios de referência em todo o Brasil. O custo para a população: R$ 35.
O dispositivo é composto por dois cassetes portáteis, que utilizam uma pequena amostra de soro do paciente. O primeiro reage ao anticorpo IgM e identifica infecções recentes, de até duas semanas, enquanto o segundo, que reage ao IgG, identifica se o paciente foi detectado há mais tempo. 
Após o aval da Anvisa, e a depender do Ministério da Saúde, a previsão é que em aproximadamente 30 dias os testes estejam disponíveis para a população. O teste rápido permite detectar anticorpos contra o vírus Zika em qualquer fase da doença, o que colabora para o mapeamento epidemiológico de ocorrências, facilitando ações de combate.
Com a autorização da Anvisa, a Bahiafarma, fundação ligada à Sesab e responsável pela produção, está apta a atender a demanda do Ministério da Saúde, com previsão inicial de 500 mil testes por mês. 
Conforme destacado pelo subsecretário de Saúde, Roberto Badaró, o processo ganha em agilidade. "É um instrumento que trará um disgnóstico rápido. Todo um processo de pesquisa estava sendo impedido por causa do tempo", frisou em coletiva nesta manhã, no Lacen, no Horto Florestal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp