Saúde

Salvador tem o menor número de fumantes entre as capitais, revela MS

Publicado em 25/05/2016, às 20h51   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Conforme o Ministério da Saúde, Salvador é a capital do país com o menor índice de fumantes, onde 5,2% da população adulta declara fazer uso do cigarro. A coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo (PMCT), Heloísa Lima, atribui o dado a eficácia do programa. "Somente no ano passado, aproximadamente mil pessoas participaram dos grupos de tabagismo nas nossas unidades de saúde. Nosso objetivo é não só a cessação do hábito de fumar, mas também a prevenção de recaídas. Com isso, atingimos uma média satisfatória de 43% dos participantes deixaram de usar o cigarro", afirmou. 
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 10 mil mortes são registradas diariamente em decorrência do consumo de cigarro em todo planeta. O estudo indica ainda que o tabaco é a principal causa de óbitos no mundo, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo, ou seja, que atinge aquele indivíduo que convive com fumantes.  
O tratamento totalmente gratuito oferecido nas unidades de saúde do município consiste, inicialmente, por uma avaliação clínica e um teste para estimar o grau de dependência química e psicológica dos pacientes. A partir daí, os usuários passam a participar de sessões de grupo para discutir as doenças relacionadas ao tabaco e as vantagens de se parar de fumar. Os dependentes que tiverem necessidade são encaminhados para uso de medicamentos, também oferecidos gratuitamente pelo SUS. "Durante as sessões iniciais, havendo indicação, é introduzido algum dos medicamentos utilizados no tratamento do tabagismo, sendo que, dependendo do caso, poderá haver combinação de remédios para obtenção de um resultado mais satisfatório”, ressalta o Heloísa Lima.
Os interessados em parar de fumar podem se cadastrar em uma das 26 unidades municipais que contam com o Programa de Tabagismo. Maiores informações através do 3202-1045.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp