Saúde

Bahia tem 11 mortes por H1N1; Ministério da Saúde não tem dados sobre vacinação

Publicado em 28/04/2016, às 09h59   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A intensa procura da população pela vacina contra o vírus influenza H1N1 deixou os centros e postos de saúde, em Salvador, com baixo estoque das doses. Na Bahia, já foram confirmados 38 casos da gripe, dentre os quais 11 levaram os pacientes a óbito. 
Noventa e uma cidades baianas ainda não têm vacinações contra o vírus da Influenza A registradas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPN), do Ministério da Saúde. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) no final da tarde desta quarta-feira (27).
De acordo com a Sesab, a ausência dos registros faz parecer que nenhuma dose da vacina foi aplicada nos municípios listados. Dentre as cidades que ainda não fizeram a atualização das imunizações no sistema nacional estão Lauro de Freitas, Caetité, Amargosa, Simões Filho, Castro Alves e Conde. Os municípios pendentes podem ser visualizados por meio do site do SIPN.
A Sesab explicada que a devida notificação é necessária para que o MS identifique a necessidade do envio de novos lotes da vacina contra o vírus. Ainda de acordo com a pasta, já foram distribuídas 1,6 milhão de doses da vacina contra a influenza na Bahia, o que corresponde a cerca de 50% do público-alvo da campanha, que é de 3.269.328 pessoas. 
Segundo o sistema do MS, devido à subnotificação, os dados do estado apontam que foram aplicadas apenas 624.047 doses, mesmo tendo sido distribuída metade dos lotes destinados à campanha.
Ainda esta semana, a Sesab informa que a Bahia receberá mais 14% das doses das vacinas, que começarão a ser distribuídas para os municípios. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp