Saúde

Salvador e Lauro de Freitas ficam sem vacinas contra H1N1

Publicado em 27/04/2016, às 10h00   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As cidades de Salvador e Lauro de Freitas, região metropolitana da capital baiana, estão sem a vacina contra Influenza (H1N1). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador,  em duas semanas foram imunizados na capital baiana cerca de 249 mil pessoas contra a gripe, o que equivale a 40% do público alvo. Porém, a SMS explica que a falta de fornecimento do imunobiológico por parte do Ministério da Saúde já compromete a vacinação na rede municipal. A capital baiana atualizou os dados junto ao governo federal para destacar a urgente necessidade de reposição das doses e, tão logo chegue nova remessa, o município abastecerá a rede normalizando a vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde explica ainda que encontra-se preparada envolvendo insumos, 200 veículos, 136 salas de vacina e mil profissionais. A população deverá procurar o posto de saúde para manter-se informada. 
Já a prefeitura de Lauro de Freitas informou que desde o início da campanha de imunização foram dispensados 20 mil imunobiológicos no município, alcançando 50% da meta para imunização durante a atividade. Diante da grande procura pela imunização, a prefeitura optou por continuar com a atividade durante o feriado prolongado da última quinta-feira até domingo (21 a 24), na Unidade de Saúde da Família (USF) Espaço Cidadão, localizada em Itinga, com 1.503 pessoas vacinadas.
Com a dispensação do quantitativo total, das 20 mil doses, encaminhado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), a gestão municipal de Lauro de Freitas solicitou nova remessa da vacina contra Influenza, onde foi informada que não há estoque no órgão estadual e aguarda envio de insumos do Ministério da Saúde, responsável pelo abastecimento dos estados, que redirecionam para os municípios. A prefeitura acrescentou ainda que está em contato direto com a Coordenação de Imunização com o objetivo de solucionar a ausência da vacina no município e retomar a campanha o mais rápido possível. 
De acordo com a Sesab, a previsão de que esta quarta-feira (27) aconteça o reabastecimento nos municípios para continuidade da campanha de vacinação contra a Influenza. Vale destacar que apenas serão vacinadas as pessoas que fazem parte do público alvo: idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp