Saúde

Ações educativas alertam para 23ª Semana Mundial de Aleitamento Materno

Publicado em 04/08/2015, às 23h16   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Mobilizada em defesa de um dos direitos fundamentais ao desenvolvimento saudável das crianças, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) intensifica suas ações de conscientização sobre a importância da amamentação durante a 23ª Semana Mundial de Aleitamento Materno em Salvador (SMAM), que acontece de 1 a 7 de agosto.
Na terça-feira (4), às 15h, a presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sobape, dra. Dolores Fernandez, palestra na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sobre o tema “Amamentar e trabalhar – É possível? – Apoiar é compromisso de todos”.
Já na quarta-feira (5), às 19h, Dolores Fernandez leva a temática para o encontro cultural “Roda de Conversa”, promovido pelo Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA), no Auditório Mutti de Carvalho, na sede da entidade, na Avenida Sete – Mercês.
Na quinta-feira (6), a dra. Ana Paz, representante da Sobape no Comitê de Aleitamento Materno de Salvador (Coamas), fará palestra do tema “Amamentação e Trabalho: Vamos fazer funcionar!”, na sede do Ministério Público da Bahia, na Av. Joana Angélica, em Nazaré. O encontro recolherá, no ato do credenciamento, frascos de vidro com tampa plástica que serão doados aos Bancos de Leite Humano de Salvador.
No último sábado (1), dra. Dolores Fernandez representou a Sobape no debate sobre “As vantagens da amamentação nos primeiros 1000 dias do bebê”, na livraria Cultura, no Salvador Shopping.
Mortalidade infantil e desnutrição
Dolores Fernandez ressalta que a tarefa de conciliar a rotina do mercado de trabalho com os desafios da maternidade gera bons frutos, uma vez que o leite materno pode ajudar a reduzir em até 13% os casos de mortes na infância, se for oferecido como alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida da criança. Caso seja estendido por dois anos ou mais, associado com alimentação complementar segura, diminui a mortalidade em 6%.
A amamentação é também uma poderosa arma no combate às mortes causadas por desnutrição, chegando a evitar 50 a 60% dos óbitos.
A mobilização acontece todos os anos sempre na primeira semana de agosto e visa alertar sobre o “tema tão imprescindível ao ser humano e tão pouco discutido nos coletivos de gênero”.
“A questão é tão complexa que fez a própria Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA – sigla em inglês) revisitar a temática, já abordada em 1993, quando o enfoque foi ‘Amamentar – Direito da mulher no trabalho!’, visando promover uma reflexão mais aprofundada”, avalia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags