Saúde

Especialistas baianas desabafam contra matéria do Fantástico sobre suco detox

Publicado em 14/07/2015, às 07h01   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na noite deste domingo (12), o Fantástico exibiu uma matéria colocando em dúvida a eficácia e a utilização do suco detox, que auxilia na limpeza hepática, potencializando a eliminação de toxinas que sobrecarregam o nosso organismo. Porém, as informações veiculadas no programa não deixaram as nutricionistas satisfeitas.

A fim de esclarecer o que foi divulgado nacionalmente, três das principais profissionais baianas, a médica ortomolecular Carla Ferner e as nutricionistas Vanessa Bulcão e Cyntia Calmon, decidiram se pronunciar nas redes sociais e repudiaram as informações veiculadas no programa. 

UM BRINDE AS INFORMAÇÕES DETURPADAS E TENDENCIOSAS DO FANTÁSTICO !! Acreditem que minha raiva ontem a noite foi tanta, que nem consegui dormir direito. Jurei que não ia me manifestar para não continuar essa conversa boba ,mas não estou conseguindo ficar calada. Primeiro morri de vergonha dos meus colegas médicos, tão preparados nas suas respectivas áreas e com uma visão tão quadrada do organismo, como se fossemos feitos por órgão isolados uns dos outros, e não como uma maquina complexa , que trabalha com um verdadeiro sistema de engrenagem, dependente de uma série de fatores TOTALMENTE INTERLIGADOS. Que o organismo possui um sistema endógeno de detoxificação, todos nós sabemos. no entanto, sabemos também que esses sistemas são dependentes de nutrientes, enzimas , cofatores e que se o organismo não receber adequadamente esses nutrientes ou se não estiver MUITO SAUDÁVEL , os processos endógenos não vão funcionar #obvio. Obvio também que diante da exposição que vivemos na atualidade, a milhões de produtos químicos modernos, completamente estranhos aos nossos sistemas de desintoxicação, precisamos de um auxílio extra para auxiliar no processo. Será mesmo que não existe relação dos alimentos com a saúde prevenção e doenças , queridos colegas médicos e sra nutricionista conselheira ? E o que dizer dos xenobióticos , não existem colegas ???? Por que será que as mamadeiras com Bisphenol A foram proibidas? Fizeram isso sem nenhum estudo cientifico ??????? Vcs tem certeza que as vias de detoxificação fase I e fase II descritas nos nossos livros médicos e todas as reações de sulfatação, glucoronidação, oxidação entre outras , não precisam de intermediários metabólicos , que PODEM SIM serem oferecidos exógenamente ,por um profissional nutrologo ou nutricionista que entenda e ESTUDE o assunto? Como gosto sempre de ver o lado bom das coisas, acho que a matéria teve sim um bom resultado, quando chama atenção para que se separe o “joio do trigo “. Que a palavra DETOX , está banalizada CONCORDO. Que existem vários supostos profissionais cheios de INFORMAÇÃO com POUCA FORMAÇÃO , CONCORDO. Que diversas pessoas estão usando isso como (continua nos comentários )

Uma foto publicada por @carlaferner em

Juro que não iria perder meu tempo questionando uma matéria tão ridícula e tão sem conteúdo quanto essa sobre "Detox" do Fantástico. Mas como em tão pouco tempo já recebi tantas mensagens, tive que escrever. Realmente o termo Detox tomou um rumo totalmente equivocado. Detox não é apenas tomar um suquinho e pronto. Isso não quer dizer nada. Desintoxicar é algo muuuuuito mais complexo, pois envolve RETIRAR e DIMINUIR a exposição a uma seria de substancias que são toxicas ao nosso corpo 🌱 Diminuir ansiedade, estresse, melhorar o nosso pensamento, e buscar sempre pensamentos positivos 🌱 Nutrir o organismo com nutrientes importantes (e por isso QUALQUER detox precisa de um Suplementação adequada e um acompanhamento de alguém QUALIFICADO) e POTENCIALIZAR a função do nosso fígado que por vários motivos como: bebida em excesso, medicamentos, agrotóxicos, deficiência de vários nutrientes e sobrecarga de toxinas acaba não conseguindo desenvolver a sua função da forma que deveria. Sim, o fígado e os rins conseguem desempenhar muito bem a função deles de Limpeza do corpo. Mas desempenha bem as suas funções quando em um corpo saudável e um ambiente saudável!! Nunca na historia da humanidade existiu uma carga tão grande de produtos toxicos!!! 💀💀Quem atende em consultorio todos os dias sabe que é bem difícil encontrar alguém realmente saudável hoje em dia e que não apresente uma serie de sintomas. E se eles conseguissem limpar tão bem assim o corpo, a gente nao encontraria nos exames tantos pacientes com acumulo de metais tóxicos, como Mercúrio, alumínio e chumbo né?! Enfim....não dá para discutir e questionar com pessoas que não ESTUDAM e não entendem do assunto. Ah...o suor não elimina toxinas???? Essa é nova!!!!!! 😓😓😓

Uma foto publicada por Vanessa Bulcão Nutricionista (@vanessabulcaonutri) em

Que absurdo de matéria foi essa no fantástico ontem???? Quer dizer que não eliminamos toxinas pelo suor? Que médico desinformado ou louco é esse? Como podem permitir que uma matéria enganosa dessa vá ao ar??? ABSURDO!!!!!!!!!!! #Repost @nutrieconsult with @repostapp. ・・・ Essa é uma explicação BEM simples 😱 para quem estava vendo a matéria do Fantástico e acreditou nas palavras dos médicos (😡😱👎🏼😔) semi deuses! Sabemos que o termo DETOX está na moda faz tempo, que tem muita gente que se aproveita disso e tem MUITA enganação do mercado. Mas até aí o Doutor Sabe Tudo virar e falar que não serve para NADA, é MUITO sério! NÃO ter um BOM NUTRICIONISTA que estude e tenha experiência prática para dar as informações corretas é bem complicado! 👉🏼 Sabe o que falta? HUMILDADE para reconhecer que não se pode abraçar o mundo, entender de todos os assuntos e resolver tudo sozinho! 👉🏼A globo mais uma vez prestando um desserviço aos telespectadores!

Uma foto publicada por Nutricionista 🍉🍍🍓🍏 (@cyntiacalmonnutri) em

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp