Saúde

Bebê de São Francisco do Conde necessita de cirurgia urgente na coluna

Publicado em 04/05/2015, às 19h17   Tony Silva (Twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um caso de má formação na coluna de um recém-nascido no município de São Francisco do Conde, Região Metropolitana de Salvador (RMS), está deixando os pais, Ednei Costa dos Santos e Neide Souza dos Santos, desesperados. Há seis dias nasceram no hospital municipal da cidade, os gêmeos, Elias Costa dos Santos e Eduardo Costa dos Santos. Entre os dois irmãos, o bebê Elias nasceu com uma má formação na coluna e nas pernas. O bebê necessita urgentemente de uma cirurgia, mas ainda não há vaga para o procedimento. 

Segundo o pai do garoto, os médicos diagnosticaram o recém-nascido com “mielomenigoncele”, também conhecida como espinha bífida aberta - má formação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. “Além do problema dessa ‘bolha’ na coluna, ele nasceu com as perninhas pra cima. Ele fica na mesma posição sempre, como se estivesse sentado”, relata Edinei.

De acordo com Ednei, o outro filho, Eduardo, passa bem, mas os médicos disseram que Elias precisa passar pela cirurgia na coluna, urgentemente, e pode correr riscos mais graves. Ele foi cadastrado no sistema de Regulação de Vagas do Governo do Estado, no mesmo dia em que nasceu. “No mesmo dia que ele nasceu e o pessoal do hospital aqui cadastrou ele na regulação para alguma unidade que possa fazer a cirurgia dele. Mas estamos preocupados, pois apesar de ter menos de uma semana, o caso dele é grave. O médico disse que ele pode ter muitas consequências se demorar mais de fazer a cirurgia”, disse Edinei.

Os pais de Elias fizeram um apelo ao secretário de Saúde e o prefeito de São Francisco do Conde, mas não foram atendidos. “Procurei o secretário e não consegui falar, não fui atendido. Procurei o prefeito e fui informado pelos assessores dele que ele só atende dia de quinta-feira e que não poderia falar de jeito nenhum comigo. Preciso muito da ajuda de alguém que apresse essa cirurgia para meu filho sobreviver”, apela.

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a reportagem do Bocão News foi informada que a Central de Regulação Estadual já está em busca da vaga para cirurgia do bebê Elias, e possivelmente será no Hospital Martagão Gesteira ou Hospital Estadual Roberto Santos.

Ainda segundo a Ascom da Sesab, a criança precisa também de uma vaga em uma UTI para o pós-operatório e por esse motivo ambas as vagas estão sendo reguladas simultaneamente. A assessoria da Sesab destacou que a transferência de Elias deverá acontecer nas próximas horas.

Classificação Indicativa: 18 anos

FacebookTwitterWhatsApp