Saúde

Por dia, 1.300 pacientes na Bahia esperam na fila da Regulação

Publicado em 30/03/2015, às 14h31   Gabriel Soares (Twitter: @jornalsoares)


FacebookTwitterWhatsApp

Ela que por muitas gestões é o grande problema da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), talvez responsável por óbitos na saúde pública, a Central de Regulação agora apresenta números que revelam a necessidade de urgência na gestão de transferência de pacientes. Os dados são da própria Sesab em resposta à reportagem do Bocão News, onde informa que a demanda diária na Regulação é de 1.300 novos pacientes em espera. Recentemente, o Bocão News noticiou a situação de um rapaz de 52 anos, em coma induzido há mais de dez dias no HGE, aguardando vaga de leito para tratá-lo. 

Na tentativa de solucionar o problema, o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, apresentou um pacote de medidas e ações para fazer o sistema mais efetivo, ainda em dezembro do ano passado, mas as vias práticas ainda não são desfrutadas pela população. A promessa de desafogar os leitos já existentes no estado parece ter sido deixada de lado, uma vez que as ações da pasta tem se concentrado em anunciar a construção de novos hospitais, a exemplo do Hospital da Costa do Cacau, o Hospital de Seabra e o de Feira de Santana, além do Hospital da Mulher, em Salvador.

Até um especialista foi contratado para reestruturar a Regulação, mesmo profissional que implementou a Central em São Paulo e Brasília, como anunciado por Villas-Boas em janeiro deste ano. Sem detalhar esta reformulação, o secretário entende que "a regulação é um problema complexo". Uma vez que a secretaria não sabe estipular o tempo em média de espera na fila por leitos, 1.300 novos pacientes sofrem diariamente, não só com a enfermidade, mas também com a ausência de perspectiva de solução para ambas situações: a sua em particular, e a tão triste quanto, situação da Central de Regulação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp