Saúde

Hospital do Subúrbio faz campanha para aumentar doações de sangue

Publicado em 05/02/2015, às 17h29   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Com estoque de sangue no nível crítico, a proximidade do Carnaval e o aumento da demanda, o Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, intensificou as ações de sensibilização dos visitantes, familiares de pacientes, funcionários e moradores do entorno para aumentar a quantidade de doações. Um plano de contingência foi posto em ação para captação de voluntários.
"Precisamos ampliar a divulgação interna sobre a necessidade constante de doação, principalmente nesta época do ano, um período de festas e férias em que o número de doadores cai consideravelmente. Em contrapartida, cresce o número de brigas, acidentes e atendimentos", explica a enfermeira Maiane Seixas, da Agência Transfusional (Unidade Hemoterápica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do complexo hospitalar).
De acordo com a coordenadora da Agência, a médica Isa Lyra, o ato é uma questão cultural e ainda está muito ligado ao doador de reposição. "É importante também que o médico explique para o paciente o papel social da doação. Isso faz toda diferença. A doação é uma iniciativa voluntária, altruísta e espontânea, e o nosso objetivo é realizar uma boa prática transfusional".
Hemoglobinômetro
Para reforçar a importância do gesto na vida de um paciente, o HS desenvolveu também o hemoglobinômetro. Um sistema criado com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de doar sangue. Distribuído estrategicamente pelos corredores do hospital, o painel mostra os oito grupos sanguíneos (A+, A-, B+,B-,AB+,AB-,O+,O-) que indicam, em números, a quantidade de bolsas disponíveis para cada um dos tipos.
A partir da quantidade existente, é possível classificá-los como bom, regular, ruim ou crítico e desenvolver estratégias para manutenção do estoque. O ideal é que Agência Transfusional conte com 80 bolsas por dia para atender toda à demanda do hospital, de acordo com as modalidades de transfusão.
Além dos doadores, a estrutura pretende aumentar a produção de hemocomponentes, mais precisamente a de concentrado de hemácias. Os chamados glóbulos vermelhos, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio por todo o corpo, combatendo anemias graves, sangramentos intensos, entre outros agravos clínicos. As lideranças comunitárias do Subúrbio Ferroviário de Salvador, colaboradores da Base Naval de Aratu e todas as unidades do Hospital do Subúrbio estão envolvidos na captação.
Parceria com Hemoba
O HS conta com uma Unidade de Coleta (UC) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e de 13h às 16h30. Para doar, é preciso ter de 16 a 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado e em bom estado de saúde. Informações podem ser obtidas no telefone (71) 3217-8824.
Neste mês, de 16 a 20, as atividades de coleta no subúrbio estarão suspensas. Nesse período, as doações podem ser feitos no Hemocentro Coordenador da Fundação Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, Ladeira do HGE, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, aos sábados, das 7h30 às 12h30. Na Quarta-feira de Cinzas (18), o horário de coleta será das 13 às 18h.
O que é necessário para doar:
Doadores com idade de 16 e 17 deverão estar acompanhados por um responsável legal;
Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Ter repousado bem na noite antes da doação;
Estar bem alimentado. Fazer refeições leves e não gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação;
Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp