Saúde

Secretarias de Saúde se unem no combate à hanseníase

Publicado em 25/01/2015, às 15h40   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) promovem entre 26 e 30 de janeiro mais uma edição da Semana de Mobilização para o Controle da Hanseníase, que tem data alusiva em 28 de janeiro. Durante toda a semana serão realizadas atividades educativas em diversas unidades de saúde do município e o Elevador Lacerda será iluminado com a cor verde.

O objetivo é aumentar o diagnóstico precoce e a busca ativa de sintomáticos dermatológicos pelos agentes comunitários de saúde, além de promover palestras e rodas de discussão sobre o tema para a sensibilização da população sobre os sintomas da doença. De acordo com o Bahia 247, em Salvador, foram registrados no ano passado 340 casos de hanseníase, um aumento de quase 20% em relação à 2013, quando foram notificadas 273 ocorrências.

A hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa, crônica que ataca principalmente a pele e os nervos periféricos. Para detectar a doença é preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp