Saúde

Espanhol suspende assistência a idosos residentes e pede retirada dos pacientes

Publicado em 23/01/2015, às 06h00   David Mendes (Twitter:@__davidmendes)


FacebookTwitterWhatsApp

Com as portas fechadas desde setembro do ano passado, o Hospital Espanhol manteve a assistência aos chamados “idosos residentes”. O problema é que, em comunicado emitido pela gerência de enfermagem da unidade hospitalar, a partir desta quarta-feira (21) a equipe de saúde não mais se responsabilizará pelos pacientes.

“Absoluta indisponibilidade de recursos humanos, financeiros e estruturais para continuidade da prestação de assistência aos internos da Real Sociedade Espanhola de Beneficência pela equipe de enfermagem desta entidade. (...) Permanecem na unidade seis idosos residentes”, informa a gerente do setor, Vivian Reis Fernandes, em comunicado externo.

A profissional de saúde pede à direção do hospital a “tomada de medidas cabíveis, no sentido de garantir a transferência ou retirada imediata até o dia 22 de janeiro [hoje]". “Não mais se responsabilizando pela assistência profissional aos mencionados, haja vista os reiterados pedidos de transferência outrora realizados”, comunica.

A reportagem tentou contato com a assessoria do Hospital Espanhol, mas a equipe de comunicação já foi dispensada. Já o presidente da Real Sociedade, Demétrio Moreira Garcia, não foi localizado.

De acordo com Fórum Independente de sócios, amigos e colaboradores do Hospital Espanhol (Fisache), entidade criada pelos associados - 4.470 sócios no total -, após o seu fechamento, o dirigente está em viagem ao México. O presidente em exercício, Raimundo Lisboa, não foi localizado.

“O Fisache está muito preocupado com a situação de sócios e dos espanhóis idosos residentes no hospital, em virtude da carência assistencial imposta pelo seu fechamento. Soubemos que recentemente ocorreram duas mortes dos mesmos. Ou seja, o fechamento do hospital está levando a mortes de pessoas das quais ele deveria cuidar. O Hospital Espanhol é responsável por aqueles que estão em suas dependências”, afirmou o grupo, em carta aberta publicada nesta quarta (21). O Fisache realiza uma assembleia extraordinária no próximo dia 28 de janeiro no Hospital Espanhol para discutir a atual situação.

Publicada no dia 22 de janeiro de 2015, às 17h18

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp